Comissão de Ética

Por iniciativa da Presidência, foi constituída, em julho de 2017, a Comissão de Ética do Centro Regional do Porto (CRP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), um órgão colegial e independente, de natureza consultiva, que visa zelar pela observância e promoção de padrões éticos no âmbito das atividades de investigação científica desenvolvidas no seio das Unidades Académicas que integram o CRP.

Neste sentido, a Comissão de Ética compromete-se a analisar as questões éticas referentes a processos de investigação científica que lhe sejam veiculadas pelas respetivas Unidades Académicas, através do Presidente do Conselho Científico ou do Diretor da Unidade Académica ou do Centro de investigação e/ou dos seus interlocutores com a Comissão de Ética. Para tal, a Comissão de Ética disponibiliza a informação necessária, comprometendo-se ainda a apoiar e a promover iniciativas de sensibilização e formação sobre condutas responsáveis em investigação científica.
 
A Comissão de Ética do CRP-UCP articula-se com o Artigo 11º do Código de Ética e de Conduta da Universidade Católica Portuguesa publicado no despacho NR/R/1419/2015, atuando em linha de colaboração com o Provedor de Ética do CRP.
A Comissão de Ética do CRP-UCP é composta por um representante de cada uma das oito Unidades Académicas e por um representante da Presidência.