Pós-Graduação Gestão Integrada das Aprendizagens - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Comparticipação da Fundação Aga Khan ao nível das propinas

A formação dos profissionais docentes que trabalham em fases sequenciais da infância – Educação de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico - tem sido segmentado por dois níveis organizativos do sistema que se configuram com tradições, histórias e culturas muito diversas, o que contribui para a dificuldade de articulação e continuidade na educação das crianças que atravessam este continuum do seu desenvolvimento e do início da sua formação em termos da estruturação básica de todo o percurso do aprendente. A garantia desta harmonização não deve descurara manutenção das especificidades desejáveis, mas requer, numa lógica de educação como processo continuado e coerente, que se facilitem e promovam as continuidades e transições de forma harmoniosa.

Parece assim conveniente iniciar processos de formação avançada, até agora quase inexistentes no desenho formal da formação, que promovam o trabalho conjunto dos profissionais envolvidos, no aprofundamento do conhecimento relativo à maximização da qualidade da educação das crianças. A presente Pós-graduação incide justamente na promoção dessa continuidade entre a Educação de Infância e a fase inicial e estruturante do 1º ciclo, no plano curricular e pedagógico, e gerando sinergias de trabalho colaborativo entre os profissionais respetivos que possam repercutir-se nas instituições onde trabalham, bem como assegurar um continuum educativo baseado na experiência adquirida das crianças.

Pretende-se com esta formação:

• Melhorar a qualidade e a sustentação teórico-práxica do desempenho profissional dos formandos em contextos complexos e singulares;
  • Promover uma visão sustentada de articulação curricular e pedagógica que enriqueça as duas etapas iniciais do percurso formativo de cada criança;
  • Gerar dinâmicas de equipa entre profissionais de subsistemas diferentes no interior das organizações;
  • Capacitar e acompanhar os formandos para produzirem conhecimento analítico das suas práticas em processos de co-autoria de investigação situada.

Fundação Aga Khan Portugal

A Fundação Aga Khan assegura uma comparticipação mínima de 35% por formando, num valor total de propinas de 1.800,00€.

Ciências da Educação
Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral

Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo.

As sessões serão organizadas em regime trimestral e pós-laboral.

Coordenação Científica:

José Matias Alves
Professor Associado Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa

Maria do Céu Roldão
Professora Associada Convidada da Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa

Serviços Académicos - Estudos Avançados e Formação

Rua Diogo Botelho 1327, 4169 - 005 Porto