WelcomeHOME consegue a verba para reabilitar espaço destinado a pessoas em situação de sem-abrigo

A WelcomeHOME, cooperativa de solidariedade social criada na Universidade Católica do Porto, concretamente na Área transversal de Economia Social, conseguiu através de uma campanha de angariação de fundos, lançada no âmbito de um protocolo com a Fundação EDP, reunir o valor de 6.000 euros, doado por pessoas a título individual e organizações de Economia Social, que vão possibilitar a recuperação de um espaço destinado a pessoas em situação de sem-abrigo. Trata-se de um pequeno imóvel na Sé do Porto, que será utilizado para criar uma loja social e dar um novo impulso à cooperativa fundada em 2014 e que tem como missão promover oportunidades acrescidas de inserção para pessoas em situação de sem-abrigo.

Segue-se, agora, avançar para a fase de requalificação do imóvel, de forma a iniciar a atividade já no início de 2018. Refira-se que, na loja social, os potenciais clientes terão a oportunidade de adquirir postais da cidade do Porto com fotos especiais, tote bags com ilustrações originais de artistas da cidade do Porto ou começar uma tour pela cidade do Porto, através dos olhares e experiências de vida de um ex sem-abrigo. 

Neste momento e com o sucesso desta campanha, a responsabilidade aumentou, temos que estar à altura da generosidade daqueles que contribuíram e colaboraram, mas sobretudo perante os cidadãos em situação de sem-abrigo que, na maioria das situações, apenas necessitam de uma oportunidade de inserção”, refere Alfredo Figueiredo da Costa, fundador da WelcomeHOME. “Num período em que o Governo está a implementar uma nova Estratégia para colmatar os problemas dos sem-abrigo, e tendo em consideração a intenção de, através de um Plano de de Acção 2017-2018, apostar na promoção da formação e integração profissional destas pessoas, acreditamos que este tipo de projetos, com um forte empenho da sociedade civil, assume especial importância" conclui