Análise e Criação de Personagens e Narrativas

Qual o segredo de uma história bem contada? Desde tempos imemoriais, uma dualidade acompanha o ser humano: a daquele que vive este momento e a de um outro que observa e regista o que é vivido tanto numa esfera tangível como imagética. Na busca incessante para tornar um acontecimento perene ou, pelo contrário, de o libertar para um novo rumo de efemeridade, a narrativa surge como forma de representar, recriar, construir discursos, persuadir, assumindo diversas faces em campos amplamente constituídos (como a Arte, a História, a Publicidade, a Política…) ou na quotidiana descrição de pessoas, situações, anedotas... A narrativa e aqueles que a compõem - personagem, universo, intriga… - são constantes não apenas na Arte, mas em toda a nossa vida, que apela ao seu uso nas mais diversas esferas. Como compreender a complexidade das personagens em nosso redor? Como criar discursos narrativos de forma mais intensa, vívida e profunda? Como ajudar os outros – incluindo os mais jovens - a encontrar avenidas criativas? Este curso pretende abrir caminhos para este saber e para o prazer de o desbravar...

Trabalho de personagem e narrativa: análise OU criação – 80%
Participação nas aulas – 20% (inclui participação nos debates, realização dos exercícios, assiduidade e pontualidade).

Definição

A narrativa e aqueles que a compõem - personagem, universo, intriga… - são constantes não apenas na Arte, mas em toda a nossa vida. Este curso pretende abrir caminhos para análise e criação de personagens e narrativas, partindo de diversas áreas artísticas sobre as quais incide a docência e a investigação da Escola das Artes.

A docente tem levado a cabo um trabalho pioneiro no estudo dos processos de construção de personagem por artistas de campos diversos, e consequente desenvolvimento de narrativas. Iniciou em 2012 o projeto “Processos Psicológicos de Criação de Personagens” e em 2014 o projeto “Narrativa e Criação Audiovisual”, na Universidade Católica Portuguesa. Este curso torna acessível ao público os resultados desta investigação científica inovadora.

Objetivos

O curso pretende promover a capacidade de analisar e criar personagens e cursos narrativos, com consciência crítica de referenciais teóricos diversos, e utilizando estratégias de busca da ideia que lhe são criativamente mais profícuas. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

• Analisar personagens, de modo coerente e denso, compreendendo a sua complexidade, níveis de motivações, conflitos internos, relação com outras personagens e contextos, etc.
  • Analisar narrativas a partir dos referenciais teóricos propostos, identificando a sua complexidade em diversas storylines, bem como conflitos dramáticos externos ou internos;
  • Criar personagens profundas e verosímeis, capazes de transformação;
  • Construir narrativas de acordo com o modelo clássico ou de forma alternativa, captando a atenção do espectador/leitor;
  • Refletir criticamente sobre os modelos teóricos e sobre personagens e narrativas de obras artísticas.
  • Identificar e utilizar estratégias de busca da ideia que são criativamente mais profícuas ao formando.

Regime:
Pós-Laboral

Estudantes e profissionais interessados na análise e criação de personagens e narrativas, tais como artistas (Artes Plásticas, Literatura, Cinema, Animação, etc.), Docentes (de Artes, Línguas, História, etc.), profissionais da comunicação (Jornalismo, Publicidade, etc.), entre outros.

Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Ed. Especial

Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Maria Guilhermina Castro