Análise musical, técnicas e compreensão auditiva de música dos sécs. XIX e XX

Esta formação visa desenvolver a capacidade analítica e de compreensão auditiva à organização estrutural e estilística da música dos séculos XIX e XX.

Conteúdos
O curso foca as principais mudanças da linguagem musical da música Ocidental erudita, assim como várias abordagens analíticas que são apropriadas para os diferentes períodos e estilos. Especificamente, dá-se enfoque à prática cromática da música do século XIX, e considera as tradições escalares e cromáticas da música do séc. XX.

Metodologia
A abordagem é essencialmente aplicada, centrando-se na análise de peças musicais de referência; considera também, sempre que apropriado, os contextos estilísticos e técnicos sob escrutínio, assim como explora de que modo a compreensão analítica poderá informar escolhas interpretativas e estratégias pedagógicas.

Objectivos
Esta formação visa desenvolver várias técnicas da análise musical e aprofundar a capacidade de audição e compreensão de importantes mudanças na organização estrutural e estilística da linguagem musical dos séculos XIX e XX.

Modelo Pedagógico
Aulas expositivas com exercícios práticos de análise de partituras.

A Avaliação é contínua e resulta dos trabalho de análise às partituras.

Professores de música do ensino especializado artístico de música.
Performers, compositores, musicólogos, músicos em geral.
Público e profissionais com conhecimentos de leitura de partituras musicais e de fundamentos de harmonia e forma musical.

Horas 12+12

José Oliveira Martins