Captação de Som para Produção Musical

A Captação de Som constitui a pedra basilar da Produção Musical Electroacústica, apresentando desafios quer técnicos quer artísticos, com vista a revelar um produto final que enalteça os sentidos, enquanto forma de arte.
Captar som para produção musical significa entender os instrumentos musicais como individuais e o seu papel no conjunto harmónico de banda/grupo ou ensemble, o seu papel na peça musical, e as características inerentes ao mesmo, procurando traduzir essas componentes para um registo analógico e/ou digital.
Nesse sentido, o curso procura introduzir diferentes técnicas e abordagens à captura e registo de instrumentos musicais para produção musical, com vista à sua posterior mistura. Significa compreender as individualidades de cada instrumento, as suas capacidades tímbricas e sónicas e prepará-los para os traduzir para um registo digital.
Procura ainda fazer a primeira fase de um conjunto de etapas com preparação de todos os elementos prontos a serem misturados para  obter um produto áudio.

• Desenvolver noções de acústica
  • Conhecer e identificar instrumentos e ferramentas de produção e análise sonora
  • Adquirir noções de microfonia (polaridade, monofonia, estereofonia e polifonia)
  • Conhecer técnicas de captação de som em cenário de estúdio musical
  • Desenvolver técnicas básicas de DAW - Pro Tools
  • Compreender noções básicas de mistura áudio
  • Reflectir criticamente na avaliação da qualidade técnica e estética do som

Modelo Pedagógico

A metodologia teórico-prática, com exposição de noções e conteúdos teóricos, aplicados em exercícios práticos sempre apoiados na premissa de Learn by Doing permitirá aos alunos adquirirem os conhecimentos relativos aos conteúdos e técnicas apresentados, permitindo-lhes desenvolver elementos e capacidades de Setup, captação e registo de som para produção musical.
Esta aprendizagem e prática culminará no registo de um tema musical em captação multipista pronto a misturar.

Este curso destina-se a todos os estudantes e não-estudantes, aficionados ou profissionais, com conhecimentos prévios de linguagem e terminologia áudio, relativa experiência em DAW, procedentes de qualquer área do conhecimento ou profissional, que procurem desenvolver conhecimentos basilares sobre Captação de Som para Produção Musical.

3.ª e 5.ª feira das 18h30-21h30 e alguns sabados (10-13h e 14-17h)

Armando Ramos