Comunicar Ciência: introdução à arte de fazer Resumos Gráficos

PrintPrint

Enquadramento

A formação não conferente de grau - Comunicar Ciência: Introdução à arte de fazer Resumos Gráficos – surge da necessidade emergente em apresentar alternativas de resumos visuais/sínteses gráficas face aos modelos tradicionais.

A apresentação e submissão complementar destes elementos constituintes do artigo científico – Resumo e Resumo Gráfico - têm vindo a tornar-se, não apenas numa sugestão complementar à apresentação do Resumo do artigo, como também, num requisito obrigatório na submissão de artigos científicos, nomeadamente em editoras proeminentes e conceituadas como a Elsevier e Cell Press. Em 2011, as mencionadas editoras lançaram o projeto em desenvolvimento - “Article of the Future” (https://www.elsevier.com/connect/the-article-of-the-future) -, cujo objetivo será o de transformar a tradicional forma de apresentação/divulgação e receção dos conteúdos inerentes aos artigos científicos, no que concerne principalmente à Apresentação, Conteúdo e Contexto.  

A pertinência da formação proposta - Comunicar Ciência: Introdução à arte de fazer Resumos Gráficos -, pretende não só dar a conhecer o enquadramento desta emergente necessidade entre a comunidade científica, como também, promover e dotar os formandos de ferramentas capazes de responder adequadamente às necessidades atuais da difusão do conhecimento científico.

Desde o final da década de 2010, a área de Resumos Gráficos tem vindo a ser desenvolvida em projetos pioneiros e em distintas editoras científicas, constituindo-se numa alternativa eficaz para a transmissão de ideias complexas desenvolvidas no âmbito do trabalho académico. A área em questão, extrapola ainda os limites da publicação científica, encontrando-se aplicabilidade na estrutura de apresentações teóricas académicas/profissionais e no design gráfico de Posters, assim como, em quaisquer elementos gráficos necessários à visualização e correta difusão do conhecimento científico da área em questão. 

Tendo em conta a especificidade da área e ao mesmo tempo a sua transversalidade e potencialidade, encontra-se um universo entre o Design de Comunicação e o Design Gráfico, com contornos mais técnicos, científicos e sintéticos, dando um passo em frente em relação aos conteúdos que as mencionadas áreas de Design desenvolvem.

 Neste contexto, a formação - Comunicar Ciência: Introdução à arte de fazer Resumos Gráficos torna-se em algo mais complexo que a Infografia e a Ilustração Científica, estabelecendo-se como uma área cuja compreensão científica, estética e sintética a torna singular. 

 

Objetivos

A formação proposta pretende, de um modo introdutório e contextual, apresentar informações específicas sobre o tema, incindindo na sua pertinência atual e na potencialidade da imagem gráfica como elemento transmissor do conteúdo cientifico. A formação terá ainda como objetivo a identificação, pesquisa de meios, e o correto manuseamento de ferramentas (informáticas e manuais) capazes de dar resposta à elaboração e desenvolvimento de Resumos Gráficos.

De forma geral, pretende-se:

  1. Definição, contextualização e clarificação do âmbito do tema em questão; introdução às principais revistas/editoras que lançaram as premissas iniciais e com que propósito subjacente;
  2. Identificação do Resumo Gráfico, apresentação das principais questões que definem a elaboração de um Resumo Gráfico e qual o melhor modo de lhes dar resposta;
  3. Correta análise e interpretação do Resumo, qual o verdadeiro papel do Resumo no artigo científico, quais os modos de o clarificar e difundir visualmente em forma de Resumo Gráfico;
  4. Desenvolvimento técnico e estético dos Resumos Gráficos, qual o papel da estética e da atratividade na difusão do conhecimento científico;
  5. Transmissão de meios e ferramentas, incluindo fontes gráficas disponíveis, que sejam capazes de dar resposta às eventuais necessidades dos formandos no que toca à concepção e elaboração de Resumos Gráficos.

De forma complementar, será ainda necessário destacar como finalidade, o levantamento de quais as principais questões a abordar no que concerne à correta interpretação do artigo científico, tratando-se de uma etapa sine qua non no correto desenvolvimento de Resumos Gráficos. Poder-se-ão indicar ainda, as seguintes questões relacionadas com a problemática apresentada:

  1. O investigador consegue de forma sucinta e clara identificar e comunicar quais os principais objetos de estudo/conclusões decorrentes da sua investigação?
  2. Quais os principais resultados que pretende comunicar?
  3. O investigador consegue compreender e sintetizar o seu próprio trabalho?
  4. Como poderei elaborar o Resumo Gráfico com base nas respostas anteriores?

Qual a estética final pretendida?

 

Modelo Pedagógico
Formação Teórica-prática
(Dia 1) - Aulas expositivas com recurso a sala de aula e visualização de conteúdos digitais, assim como distribuição de documentos impressos (fotocópias de apoio).
(Dia 2) - Desenvolvimento de exercício prático, recorrendo ao apoio informático (utilização de programa Photoshop e outros complementares), com recurso a sala de aula contendo recursos informáticos para o efeito
 

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Académicos, investigadores, profissionais independentes ou associados de instituições públicas ou privadas, centrando-se no âmbito introdutório ao tema, assim como na abordagem a ferramentas que sejam capazes de dar resposta às alternativas atuais de apresentação do conhecimento científico.

Designers gráficos, designers de comunicação, ilustradores, ilustradores científicos (incluindo a área da Infografia), profissionais diversificados que estejam ligados à área gráfica e/ou comunicação visual, procurando desenvolver e aprofundar conhecimentos teórico-práticos na área de Resumos Gráficos e da Comunicação Científica.

Horários: 

14 horas

Horário: 9H30 – 13H00; 14H00 – 17H30

possibilidade de adaptação do horário indicado a regime laboral ou pós-laboral.

Propinas: 

150,00 €

15 Vagas

Coordenação: 

Centro de Conservação e Restauro - Patrícia Moreira
 

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto