Conservação preventiva de acervos documentais. Higienização, manuseamento e acondicionamento

Em Portugal ainda é rara a integração de conservadores restauradores nas equipas responsáveis pela salvaguarda de acervos documentais, destacando-se os numerosos arquivos e bibliotecas municipais e os pertencentes a entidades eclesiásticas.
Com esta formação, pretende-se fornecer a essas equipas os conhecimentos básicos de preservação no que respeita às regras de higienização, manuseamento e acondicionamento. Desta forma, ficarão aptos a prestar um forte contributo para a preservação dos acervos sem o risco de desenvolverem ações que deverão estar reservadas exclusivamente aos conservadores-restauradores.
No norte do país não existem iniciativas paralelas apesar no elevado número de arquivos e bibliotecas que necessitam deste tipo de apoio.

Objetivos

Fornecer formação básica necessária à preservação de acervos documentais a todos profissionais que integram equipas de trabalho em entidades detentoras desses acervos.
Pretende começar-se por fornecer conhecimentos sobre as práticas mais elementares de preservação.
No futuro, e em função das características dos diferentes grupos de participantes, poderão ser propostos outros workshops que venham a colmatar lacunas nas necessidades de formação destas equipas.

Modelo Pedagógico

O workshop terá início com uma breve exposição sobre os conteúdos a lecionar. Trata-se de uma iniciativa de carácter eminentemente prático, sobre obras reais que poderão ser fornecidas pela formadora ou pelos próprios participantes.
Antes do desenvolvimento de cada operação será feita uma exposição teórica com o objetivo de identificar os materiais a usar e as metodologias a aplicar.

Todos os profissionais que integram equipas de salvaguarda de acervos documentais em arquivos e bibliotecas.

Centro de Conservação e Restauro - Carla Felizardo