A Criatividade e a Improvisação na aula instrumental – estratégias didáticas

A pertinência da inclusão de uma formação contínua com esta temática justifica-se com a necessidade dos docentes do ensino artístico especializado melhorarem a sua eficácia ao nível da transmissão das competências de improvisação e criatividade, negligenciadas nos cursos superiores de música e ensino de instrumento mas reconhecidas como essenciais pela generalidade dos investigadores na área do ensino artístico, contribuindo para uma visão holística da música por parte dos futuros artistas conforme as mais recentes recomendações da UNESCO.

Por não se encontrarem temáticas análogas noutras formações contínuas ministradas em Conservatórios e Academias a professores de instrumento e por se reconhecer ser uma área de interesse comum a muitos professores do ensino artístico, entende-se ser pertinente a oferta destinada a abranger um leque vasto de docentes.

Objetivos

• Domínio de estratégias didáticas para transmissão a alunos dos diversos graus do ensino artístico sobre noções básicas de improvisação instrumental;
  • Conhecer as teorias da criatividade;
  • Explorar ferramentas pedagógicas no âmbito da criatividade e improvisação;
  • Desenvolver materiais didáticos com relevância para a improvisação

Modelo Pedagógico

As sessões serão conduzidas promovendo pedagogias variadas. Nas aulas expositivas incluir-se-á o debate constante, a interação com os formandos, e a utilização regular das novas tecnologias. Aos formandos será sugerido o desenvolvimento de um mini projeto a apresentar nas últimas sessões que será a avaliação final desta Formação.

Regime:
Pós-Laboral

Professores do ensino artístico especializado de música (secundário) e Músicos.

Quarta-feira 20:00-23:00, se a formação for realizada no grande Porto (12,5 horas)
Sábado e Domingo, se a formação for realizada fora do grande Porto

Nuno Caçote