Criatividade para Publicidade

PrintPrint

Enquadramento

A publicidade atual apela a uma criatividade no conceito e nos meios nunca antes observada. Se por um lado alguns dos meios publicitários que vingaram no século XX (televisão, jornais, cartazes, outdoors…) têm vindo a perder a sua eficácia pelo excesso de repetição, por outro, as novas realidades comunicacionais (web, redes sociais, novas tecnologias interativas, transmedia, etc.) exigem o recurso a uma diversidade incontável de meios, como os que são utilizados na formação artística em Som e Imagem na Escola das Artes. Por seu turno, os artistas frequentemente encontram trabalho na área da comunicação, numa situação laboral contextualizada em negócio não artístico. Assim, considera-se uma mais-valia congregar necessidades e saberes oriundos destas áreas complementares: a artística, pela utilização criativa dos meios audiovisuais, e a comunicação, pela publicidade associada.

 

Objetivos

O objetivo fundamental do curso é desenvolver a capacidade de construir publicidade audiovisual criativa. No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de desenvolver um processo completo de criação para publicidade, nomeadamente:

Conhecer as principais formas de criatividade em publicidade

Implementar estratégias práticas de busca de ideia em criatividade

Desenvolver um briefing criativo

Construir publicidade audiovisual criativa em contexto real

 

Modelo Pedagógico

Serão usadas as seguintes estratégias:

  1. Método expositivo, com apresentação substancial de exemplos e debate orientado
  2. Realização de exercícios (na aula e extra-aula) de busca e desenvolvimento da ideia para criação de uma publicidade em contexto real
  3. Realização de trabalho áudio e/ou visual de criação publicitária
     
Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
1
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Profissionais e professores de audiovisual que pretendam desenvolver competências na área da criação publicitária.

Horários: 

28 horas

 

Propinas: 

150,00 €

15 Vagas

Coordenação: 

Maria Guilhermina Castro

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto