Escultura Digital e Modelação 3D

A modelação 3D tem vindo a evoluir significativamente na última década, em particular nas ferramentas de escultura digital.

Softwares como o ZBrush, permitem trabalhar a forma tridimensional independentemente da geometria final que a define, libertando o processo criativo dos constrangimentos técnicos anteriores, como se fosse “plasticina digital”.

Estes progressos beneficiam as industria que trabalham no contexto de digitalização de objetos, impressão 3D, e visualizações foto-realistas de modelos digitais.

No contexto da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, esta ação de formação tem relação direta com a Animação 3D e Efeitos Visuais para Cinema, com as Artes Digitais e Multimédia, bem como com a área do Restauro.

1. Criação e manipulação de modelos e esculturas tridimensionais.
  2. Criação de topologias sobre modelos existentes.
  3. Pintura dos modelos através de técnicas 2D e 3D.
  4. Transferir detalhes entre modelos com diferentes topologias.
  5. Preparar modelos para impressão 3D
  6. Criar visualizações foto-realistas dos modelos através de imagens e vídeos com “turntables”

Modelo Pedagógico

A metodologia da ação consiste em primeiro lugar, numa exposição do conteúdo a ser trabalhado, através de diferentes exemplos, métodos e técnicas, bem como análise de modelos.
De seguida, uma demonstração prática é feita pelo formador, através de exercícios.
Consequentemente, os formandos têm oportunidade de testar e executar os conceitos que estão a ser abordados, enquanto são acompanhados pelo formador.
Finalmente, os resultados são partilhados e comentados, de forma a serem comparadas diferentes abordagens e estratégias na resolução dos exercícios.

A introdução aos softwares ZBrush e Maya é feita através de exemplos, que permitam aos formandos ficar a conhecer os interfaces e ferramentas de navegação, enquanto criam os modelos digitais. A criação de modelos em ambos programas deverá servir/tornar claro as potencialidades para a produção de modelos mais orgânicos por um lado, ou mais geométricos por outro.

Público em geral, estudantes ou profissionais das artes visuais/digitais que queiram expandir o seu conhecimento na criação de esculturas digitais e modelação 3D

(5 sessões de 4 horas)

Ricardo Sá Carneiro Megre