Formação Avançada em Gerontologia e Cuidado Geriátrico

O envelhecimento da população constitui, hoje, um fenómeno peculiar e único no decurso da história da Humanidade: se, por um lado, a esperança de vida, tanto à nascença como aos 65 e mais anos, nunca foi tão longe, por outro, nunca a taxa de natalidade foi tão baixa e tão elevados foram os índices de envelhecimento e de dependência dos idosos. O envelhecimento, naturalmente relacionado com a longevidade, tem sido acompanhado, no seu conjunto, por défices no autocuidado e por incapacidades para o desenvolvimento de atividades a diferentes níveis, agravados pelas doenças mais prevalentes nesta fase da vida.

Neste contexto, enfrentamos um período de crescente necessidade de recursos voltados para atender as necessidades desta "nova população". Incluído neste processo de preparação e adaptação da sociedade à nova realidade demográfica, deve estar a formação especializada dos profissionais que terão a função de cuidar dos idosos e da sua saúde, orientada para a preocupação em atingir um processo de envelhecimento de melhor qualidade. Urgente é, pois, a formação de profissionais com essa habilitação. As evidências demonstram que o atendimento ao idoso, de forma fragmentada, sem avaliação da sua funcionalidade e sem a compreensão das repercussões do envelhecimento no processo saúde-doença, se repercute negativamente na sua saúde, entendida na sua dimensão holística.

Assim, é objetivo do Instituto de Ciências da Saúde disponibilizar formação na área da Gerontologia, com a colaboração de professores de outras Unidades Académicas da Católica Porto e de outros peritos de reconhecido mérito.

Ciências da Saúde
Regime:
Pós-Laboral
Campus Asprela

Titulares de licenciaturas em áreas da Saúde, nomeadamente em Medicina, Enfermagem, Gerontologia, Psicologia, Serviço Social; e outros licenciados que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar na área da Gerontologia ou, em geral, na assistência a pessoas idosas.

Sexta-feira das 14h00 às 20h00
Sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00

Prof. Doutor João C. Amado

Católica Porto | Gestão de Serviços Académicos
e. s.academicos@porto.ucp.pt | t. 225 580 098
Prof. Doutor João C. Amado | e. jcamado@porto.ucp.pt | t. 225 580 000 ext. 4021 / 4023

Observações:
  • Esta Formação Avançada tem a possibilidade de creditação em futura Pós-Graduação ou Mestrado.
  • O Regime Pós-laboral pode ser Presencial ou com Assistência à Distância (via Adobe Connect® salvo indicação em contrário ou para as avaliações).
  • Os ECTS atribuídos podem ir até 20.