Green Conservation of Cultural Heritage

PrintPrint

Enquadramento

Na área do Património Cultural, várias iniciativas têm sido desenvolvidas no âmbito da Green Chemistry (Química Verde),com o objetivo de substituir produtos e métodos altamente prejudiciais para a saúde e o ambiente por outros mais seguros. Pretende-se assim garantir uma preservação satisfatória das obras de arte, bem como a segurança dos conservadores-restauradores e do meio ambiente durante as intervenções.

Durante este workshop serão apresentados os inovadores produtos verdes desenvolvidos pela Organização YOCOCU (YOuth in COnervation of Cultural Heritage).

O primeiro de dois dias de duração será dedicado a ilustrar a eficácia e possíveis aplicações do chamado GREEN RESCUE e de dois produtos baseados em aminoácidos. O GREEN RESCUE tem demonstrado uma excelente eficácia na remoção de vernizes envelhecidos usados em pinturas. Os aminoácidos são usados ​​para remover alterações cromáticas provocadas por corrosão metálica em suportes pétreos.

Finalmente, será abordada a relação custo / benefício que as várias escolhas estratégicas exigem.

Com base em estudos de caso e em trabalho prático, o workshop combinará o conhecimento científico e a experiência da conservação, desenvolvendo nos participantes o conhecimento sobre os produtos e a abordagem verde para a conservação do Património Cultural.

No segundo e último dia será abordada a aplicação dos produtos verdes na conservação de street art.

As pinturas murais contemporâneas são obras de arte complexas, envolvendo diferentes tipos de substrato e o uso de materiais heterogéneos na construção pictórica. Durante o workshop serão descritos os métodos e materiais inovadores desenvolvidos pelo YOCOCU e outras instituições públicas e privadas para a preservação in situ dessas obras.

Serão expostas as metodologias modernas para a preservação e manutenção a longo prazo de pinturas murais no espaço público e avaliado o desempenho de diferentes tipos de revestimentos de proteção.

Finalmente, será articulado o conhecimento dos materiais e métodos utilizados pelos artistas de rua e em acções de vandalismo com a química dos métodos e produtos de proteção e limpeza.

 

Objetivos

Pretende-se manter a imagem da Escola das Artes como principal promotora de formação avançada na área da Conservação dirigida a alunos de ciclos de estudos pós-graduados e profissionais no ativo, através da colaboração com especialistas de reconhecido mérito internacional.

 

Modelo Pedagógico

Em cada um dos 2 dias de duração, as manhãs serão ocupadas com as sessões teóricas, reservando-se a componente prática para a parte da tarde.

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Regime: 
Diurno
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Investigadores, conservadores restauradores, docentes e estudantes de conservação e restauro.

Horários: 

12 horas

manhãs entre as 9h e as 13h
tardes entre as 14h e as 17h

Propinas: 

150,00 €

25 Vagas

Coordenação: 

Coordenação Geral: Eduarda Vieira

Coordenação Científica: Patrícia Moreira - Centro de Conservação e Restauro

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto