Intersecção entre arte, media e tecnologia

A formação “arte, média e tecnologia” visa promover a sensibilidade de actuais profissionais de ensino, para a actividade artística contemporânea na sua intersecção com os novos media e com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e científicos. Com esta sensibilização procura-se promover a utilização, em disciplinas de projecto artístico do ensino básico e secundário, de temas, formatos e ferramentas da área.

O curso pretende fazer chegar mais cedo, i.e. aos alunos pré-universitários, o primeiro contacto com as questões levantadas pelo referido espaço de intersecção. Indirectamente, o reconhecimento desta área pelos alunos destes ciclos de estudos pode ser vantajoso para a própria Escola das Artes, onde se aprofundam essas questões ao nível do ensino superior.

Objetivos

É objectivo da formação dotar os/as formandos/as de novas competências para o ensino na área das Artes.

1. Pretende-se sensibilizar os formandos para o estado da arte contemporânea, em específico na intersecção entre arte, media e tecnologia.
  2. Estimular trabalho em sala de aula orientado por tendências temáticas nessa área.
  3. Capacitar os formandos para a utilização de novas tecnologias em disciplinas de projecto artístico.
  4. Fomentar o ensino artístico em rede com professores de novas tecnologias.

Modelo Pedagógico

1. Apresentação expositiva teórica.
  2. Visionamento de exemplos, seguida de discussão e análise dos trabalhos visionados.
  3. Demostração de ferramentas e técnicas com potencial para serem usadas no contexto da sala de aula.

Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Outros professores ou formadores na área das artes.

18 horas (em 3 dias)

Luís Sarmento