Introdução ao Design de Som para Vídeo

O Design de Som representa um dos campos fundamentais na produção de som para produtos audiovisuais, em todas as vertentes e estilos, e culmina no cruzamento entre a criatividade e aplicação das diversas técnicas de captação e edição e pós-produção áudio para a criação de arte sonora aplicada a elementos visuais. No contexto da oferta educativa proporcionada pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, consideramos fundamental estender as práticas de formação no campo do Design Som para Vídeo para um público e uma comunidade académica alargada, permitindo a estudantes e profissionais da área e de outras áreas (inclusive externos à própria universidade) adquirir conhecimentos de Design de Som para produtos audiovisuais.

• Compreender as diferentes linguagens num projecto de som para vídeo.
  • Produzir e criar paisagens sonoras para conteúdos visuais.
  • Produzir e criar foley’s, Ambientes e sfx para conteúdos visuais.
  • Registar e editar áudio (voz, foley’s, sfx, etc.) em ambiente de estúdio.
  • Dominar ferramentas de edição, transformação e registo de áudio para conteúdos visuais.
  • Reflectir criticamente na avaliação da qualidade técnica e estética dos projectos apresentados e desenvolvidos.

Modelo Pedagógico

A metodologia teórico-prática, com exposição de noções e conteúdos teóricos, aplicados em exercícios práticos sempre apoiados na premissa de Learn by Doing permitirá aos alunos adquirirem os conhecimentos relativos aos conteúdos e técnicas apresentados, permitindo-lhes desenvolver elementos e capacidades de criação e gravação de Voz, Foleys e SFX para imagem em movimento. Esta aprendizagem e prática culminará num produto sonoro como resultado criado especificamente para o elemento visual previamente fornecido.

Este curso destina-se a todos os estudantes e não-estudantes, aficionados ou profissionais, com conhecimentos prévios de linguagem e terminologia áudio, relativa experiência em DAW, procedentes de qualquer área do conhecimento ou profissional, que procurem desenvolver conhecimentos basilares relacionados com o Design de Som para Vídeo.

3.ª e 5.ª feira das 18h30-21h30 e alguns sabados (10-13h e 14-17h)

Armando Ramos