Licenciatura em Direito

PrintPrint

O curso de Direito é a escolha natural para quem pretenda dedicar-se a alguma das profissões jurídicas, como a advocacia, a magistratura judicial ou do Ministério Público, a solicitadoria, os registos e notariado, a consultadoria a empresas, para citar apenas as que nos saltam imediatamente à memória.

Uma rápida observação da realidade mostra, porém, que se encontram juristas ou profissionais com formação jurídica em múltiplas áreas de atividade. A verdade é que o curso de Direito dá uma formação que habilita ao exercício de muitas profissões, que não apenas as profissões jurídicas tradicionais.

Saídas Profissionais: 

A formação em Direito fornece habilitação para todas as profissões jurídicas clássicas, como a advocacia, a magistratura judicial, a magistratura do Ministério Público, os registos e notariado e a solicitadoria. Habilita também para as novas profissões ligadas à mediação, como a mediação e arbitragem comercial, a mediação criminal e familiar, a mediação em conflitos de consumo, etc.

 
A formação jurídica permite ainda o exercício de funções nas várias polícias (PJ, PSP, GNR, SEF, GF, SIS), na administração central, regional e local do Estado, incluindo o exercício de funções diplomáticas e da própria função política.
 
Também é comum encontrar juristas nas sociedades de auditoria, nas empresas (mesmo na área da gestão), no jornalismo, no ensino, em associações e fundações e em organizações internacionais (ONU, BEI, FMI, instituições comunitárias, Organizações Não Governamentais).
 

Regime:

Diurno e Pós-Laboral

 

Área de Estudos: 
Direito
Grau de Ensino: 
1º Ciclo
ECTS: 
240
Campus: 
Campus Foz
Provas/Requisitos de Ingresso: 

Os candidatos devem cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter realizado, na Universidade Católica Portuguesa, o pré-requisito de aptidão vocacional com resultado apto.
  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso abaixo indicadas, em 2015, 2014 ou 2013:

 

Prova de ingresso 2015Exames realizados nos anos de 2015, 2014 ou 2013, que servem como prova de ingresso para acesso ao ensino superior em 2015
16 - Matemática635 - Matemática A ou 735 - Matemática B
11 - História623 - História A ou 723 - História B
18 - Português639 - Português

 

Contactos: 

Serviços Académicos

2ª a 6ª feira - das 9h45 às 11h45 | das 14h15 às16h15 | das 18h00 às 20h00
s.academicos@porto.ucp.pt | +351 226 196 206  

Observações: 

Conheça o International Law Programme da Escola de Direito.