Licenciatura em Psicologia

PrintPrint

A oferta de formação em Psicologia através da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) justifica-se na medida em que está ligada à missão da Universidade e corresponde a um projeto formativo que se afirma por um padrão de substancial qualidade. Esta qualidade radica, em primeiro lugar, numa matriz epistemológica fundamentada numa visão do ser humano como um ser em permanente desenvolvimento, desde a conceção à morte, inserido em comunidades e em grupos sociais que o modelam mas sobre os quais ele exerce também a sua influência, agindo por isso mesmo na construção da sua própria existência.

Em segundo lugar, qualidade no modo como se concebem os planos de estudos desse projeto formativo, articulando as exigências decorrentes da aplicação da Declaração de Bolonha com as recomendações inscritas no European Framework for Psychologists' Training, procurando que a formação em Psicologia proporcionada pela FEP-UCP adote um modelo de formação idêntico ao que já vigora em diversos países europeus.

O projeto formativo em Psicologia da FEP-UCP opta por um modelo de "formação integrada", assim discriminado: 

  • Um primeiro ciclo de formação básica correspondente à Licenciatura em Psicologia, ao longo de três anos (seis semestres), perfazendo 180 unidades de crédito (ECTS). A Licenciatura em Psicologia da FEP-UCP visa uma formação inicial no domínio da Psicologia promovendo a construção de uma base concetual, teórica e metodológica indispensável para a frequência do segundo ciclo de formação.
     
  • Um segundo ciclo de especialização correspondente aos:

    - Mestrado em Psicologia, com a duração de dois anos (quatro semestres), perfazendo 120 unidades de crédito (ECTS), em três áreas de especialização: Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante e Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano. Cada especialização do mestrado inclui a realização de um estágio curricular de introdução à vida profissional em contexto real de trabalho e a realização de uma investigação supervisionada (dissertação de Mestrado) na respetiva área de especialização;

    - Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos, com a duração de dois anos (quatro semestres), perfazendo 120 unidades de crédito (ECTS) incluindo a realização de um estágio curricular de introdução à vida profissional num ambiente de trabalho e a realização de uma investigação supervisionada (dissertação de Mestrado).

 

Pagina de Referência

Área de Estudos: 
Psicologia
Grau de Ensino: 
1º Ciclo
Regime: 
Diurno
ECTS: 
180
Campus: 
Campus Foz
Contactos: 

Serviços Académicos

2ª a 6ª - 9h45-11h45, 14h15-16h15 e 18h00-20h00
s.academicos@porto.ucp.pt | +351 226 196 206