Mestrado em Direito e Gestão

PrintPrint
No atual contexto, desafiante e em constante evolução, a capacidade para compreender a complexidade e dinamismo da realidade requer uma abordagem multidisciplinar. O Mestrado em Direito e Gestão vem dar uma resposta clara a esta necessidade de mercado, oferecendo uma oportunidade única para formar profissionais com conhecimentos sólidos em ambos os domínios.

Esta área representa a primeira incursão da nossa Faculdade em formação interdisciplinar ao nível do mestrado e tem por objetivo formar profissionais habilitados a responder às necessidades de uma organização em termos globais, preparando-os não só para identificar e propor soluções para as questões da organização, mas também para decidir e executar.
 
Foi pensada para os profissionais que exerçam a sua atividade ligada às empresas ou outras organizações, bem como para quem pretenda exercer (ou exerça efetivamente) a advocacia de negócios ou a consultadoria a empresas e, naturalmente, para os juristas de empresa.
 
À formação profunda na área jurídica no âmbito empresarial, este Mestrado vem juntar o desenvolvimento de capacidades importantes na área da compreensão das empresas, da sua envolvente externa, e de algumas das principais áreas da sua gestão, como sejam as finanças empresariais, a estratégia, o marketing e a gestão de pessoas. O resultado são profissionais preparados para enfrentar de forma eficaz uma grande variedade de desafios. Pelo profundo diálogo que proporciona entre o Direito e a Gestão, este Mestrado vem sem dúvida formar profissionais mais informados e multifacetados, capazes de abordagens bem sucedidos aos desafios da realidade atual.
 
São admitidos candidatos titulares de qualquer licenciatura.
Saídas Profissionais: 

A formação em Direito fornece habilitação para todas as profissões jurídicas clássicas, como a advocacia, a magistratura judicial, a magistratura do Ministério Público, os registos e notariado e a solicitadoria. Habilita também para as novas profissões ligadas à mediação, como a mediação e arbitragem comercial, a mediação criminal e familiar, a mediação em conflitos de consumo, etc. 

A formação jurídica permite ainda a exercício de funções nas várias polícias (PJ, PSP, GNR, SEF, GF, SIS), na administração central, regional e local do Estado, incluindo o exercício de funções diplomáticas e da própria função política. 

Também é comum encontrar juristas nas sociedades de auditoria, nas empresas (mesmo na área da gestão), no jornalismo, no ensino, em associações e fundações e em organizações internacionais (ONU, BEI, FMI, instituições comunitárias, Organizações Não Governamentais). 

Área de Estudos: 
Direito
Grau de Ensino: 
2º Ciclo
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
90
Campus: 
Campus Foz
Horários: 

De 2ª a 6ª feira das 17h00 às 20h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

Provas/Requisitos de Ingresso: 

São admitidos candidatos titulares de qualquer licenciatura.

Coordenação: 

Prof. Doutora Fátima Ribeiro