Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos é o resultado frutuoso do esforço de cooperação multidisciplinar da Católica Porto desenvolvido em estreita articulação pelas Faculdades de Economia e Gestão e de Educação e Psicologia para responderem de forma integrada aos requisitos de desenvolvimento de um domínio onde confluem saberes e profissionais de gestão, economia, psicologia e direito. O Mestrado apresenta-se estruturado em torno de princípios orientadores que combinam:

Contextualização e alternância da aprendizagem, garantindo desenvolvimento articulado de sólidos conhecimentos académicos com experiência em contexto real de trabalho apoiada em regime tutorial;

- Potenciação da investigação multidisciplinar, assegurando a produção de conhecimentos em domínios de referência para conceber e implementar intervenções em GRH, e conjugando recursos de diversas faculdades, colocadas no mesmo campus universitário, e com saberes relevantes para a GRH;

- Orientação para a ação no terreno, garantindo preparação para o desempenho profissional através de uma dinâmica de aproximação ao mundo empresarial, e assegurando o desenvolvimento de perfis profissionais adaptados às exigências de intervenção e investigação em GRH.

O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem a duração de dois anos, divididos em quatro semestres. O primeiro ano visa a apropriação de conhecimentos académicos em torno das unidades curriculares específicas do domínio da GRH. No segundo ano, através da imersão assistida num contexto organizacional, desenvolvem-se em articulação com o terreno competências profissionais específicas e transversais, culminando com a elaboração do Trabalho Final de Mestrado (TFM). Esta imersão num contexto organizacional é crucial para a inserção no mercado de trabalho pelo envolvimento em ações conjuntas com profissionais que no terreno protagonizam a GRH. Para quem não trabalha e não tem experiência na área de recursos humanos o TFM envolve um estágio em empresas com práticas de referência. Outros alunos que trabalhem ou com experiência considerada significativa em GRH, terão de elaborar no decurso do segundo ano um TFM sob a forma de um trabalho de projeto ou dissertação em GRH numa organização que pode ser aquela em que desenvolvem atividade profissional.

O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos está direcionado para licenciados em início de carreira que pretendam consolidar uma visão global e integrada sobre a intervenção e investigação na GRH e para profissionais que pretendam alargar, aprofundar e reconfigurar competências que redirecionam ou consolidem a sua situação profissional.

Camilo Valverde
Diretor do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos