Mestrado em Ensino de Música

PrintPrint

A formação artística e cultural das sociedades tem sido um dos maiores desafios do nosso tempo. O ensino artístico em geral e o ensino especializado de música, em particular, têm desempenhado um papel decisivo nessa valorização e qualificação sociais.

 

A Universidade Católica, através da sua Escola das Artes, elegeu como um dos eixos estratégicos de intervenção académica, científica e cultural, a formação de professores do ensino especializado de música, área que foi reforçada com a Reforma de Bolonha e a legislação referente à formação de professores neste domínio.

 

Por sua vez, um grupo de Escolas (Escolas Profissionais e Academias de Música) conscientes da imperatividade da formação e da profissionalização do seu corpo docente, desafiou a Católica Porto a construir respostas de sustentação dos seus projetos educativos e de inserção territorial. Deste desafio e de uma estreita colaboração, nasceram já seis edições de um Mestrado em Ensino de Música, que abre agora uma 7ª Edição.

 


Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música

No âmbito do Mestrado em Ensino de Música, a Escola das Artes e a Faculdade de Educação e Psicologia promovem, anualmente, as Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música, evento de dimensão internacional, este ano já na sua 5ª edição, com o qual se pretende promover o debate da aprendizagem musical nas suas múltiplas problemáticas pedagógicas e didácticas, a partilha de experiências entre os professores que frequentam (ram) o Mestrado em Ensino de Música e outros professores do ensino artístico especializado, com vista à criação de oportunidades de redes de cooperação entre estes profissionais, nas diferentes áreas de especialidade do tema em debate.

Para mais informações

 

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
2º Ciclo
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
120
Campus: 
Campus Foz
Horários: 

As aulas da componente curricular terão lugar às 4ªs feiras (17h30h-20h30), bem como alguns sábados (de manhã e/ou tarde), previamente marcados no início de cada semestre. Haverá, também, momentos de lecionação intensiva nos períodos de interrupção letiva nas escolas. 

Guia do Candidato: 
Provas/Requisitos de Ingresso: 
Podem candidatar-se para acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Música:
  • Titulares do grau de licenciatura em Música ou equivalente legal, incluindo um grau académico superior estrangeiro, com um número mínimo de créditos de formação na área da docência, definido pela portaria nº 1189/2010. 
  • Candidatos que comprovem ligação a uma instituição do Ensino Especializado de Música, em ordem ao acompanhamento e à criação de condições para a realização deste ciclo de estudos, nomeadamente no que respeita à realização da prática profissional supervisionada.
  • Aprovação em prova específica de Língua Portuguesa.
Coordenação: 

Coordenação Científica
Prof. Doutora Sofia Serra

Coordenação Pedagógica
Prof. Doutor José Matias Alves

Contactos: 

Universidade Católica | campus Foz
Serviços Académicos - Estudos Avançados e Formação
Joana Xavier
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169 - 005 Porto
t. 226196243 | e. s.academicos@porto.ucp.pt