Movimentos Cinematográficos

PrintPrint

Enquadramento

Demarcando-se de um clássico e já muito experimentado módulo formativo de História do Cinema, esta ação de formação avançada que agora é proposta pela Escola das Artes, apresenta características claramente diferenciadoras ao procurar dotar os formandos não só de conhecimentos relativos a factos históricos mas também de capacidades interpretativas, reflexivas e consequentemente comparativas entre as várias vertentes do cinema contemporâneo mundial e as grandes linhas estéticas e narrativas propostas pelos mais importantes movimentos cinematográficos que ao longo do século XX despoletaram nas várias latitudes geográficas. De igual forma, ao longo da ação de formação procurar-se-á situar e contextualizar o panorama do cinema português confrontando-o com cada um dos movimentos cinematográficos a analisar.

O curso de formação avançada em Movimentos Cinematográficos propõe um plano de temáticas que visa dotar o formando de conhecimentos e competências reflexivas relativamente aos grandes momentos criativos da história do cinema. Esta ação de formação propõe, de igual modo, confrontar os formandos com algumas das mais importantes obras cinematográficas da história do cinema por via da projeção de filmes na sala, prévia introdução, contextualização e posterior debate e reflexão. Demarcando-se de um clássico e já muito experimentado módulo formativo de história do cinema, esta ação de formação avançada que agora é proposta, visa dotar os formandos de capacidades interpretativas e consequentemente comparativas entre o cinema contemporâneo e as grandes linhas estéticas e narrativas propostas pelos mais importantes movimentos cinematográficos que ao longo do século XX despoletaram nas várias latitudes geográficas. Ao longo da ação de formação haverá sempre uma clara preocupação em situar e analisar o panorama do cinema português confrontando-o com cada um dos movimentos cinematográficos a analisar.

 

Modelo Pedagógico

Ao longo de toda ação, para além de uma abordagem introdutória, expositiva e caracterizadora das temáticas a abordar, cada uma das sessões de formação será enriquecida com a projeção em sala de alguns filmes (ou extratos) que possam enquadrar e testemunhar a validade e importância de cada um dos movimentos cinematográficos a analisar e, por outro lado, facilitar vias que possam conduzir a situações de debate e reflexão conjunta.
Organização da ação de formação em temáticas (uma por sessão).
Aprendizagem em contexto de grupo ao longo de toda a ação.

 

Avaliação

Avaliação contínua com prova de reflexão escrita no final da ação.

 

Objetivos

São objectivos gerais desta formação avançada:

  • Caracterizar e distinguir os vários movimentos do cinema ao longo da história;
  • Refletir criticamente sobre a influência exercida pelos diversos movimentos cinematográficos ao longo da história do cinema mundial;
  • Identificar e caracterizar as influências que os vários movimentos cinematográficos exerceram no modo de fazer cinema em Portugal ao longo do século XX e no presente.
Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e atuais ou ex-estudantes de áreas relacionadas com estudos artísticos.

Horários: 

21 horas

 

Propinas: 

120,00 €

20 Vagas

Coordenação: 

Jaime Neves

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto