Oficina de Pintura a Fresco, Mezzo fresco e a Seco

Nesta oficina revisitam-se algumas das técnicas ancestrais da pintura mural, onde os comportamentos dos materiais, os cuidados a ter nas distintas fases e o tempo necessário para a sua execução, se ligam intimamente como nenhuma outra experiência pictórica.

Objetivos

Estudo e aplicação de materiais e técnicas tradicionais das Artes e Ofícios que caíram em esquecimento, ao longo dos tempos, sobretudo no último século.
Valorização de um Património imaterial.
Valorização de um Património histórico e artístico (Individual e Coletivo).
Preservação e recuperação dos materiais e técnicas tradicionais das Arte e Ofícios.
Aplicação de técnicas tradicionais no contexto das práticas artísticas contemporâneas.

Modelo Pedagógico

Exposições teóricas e demostrações feitas pelo docente sobre cada um dos temas propostos, seguidas da execução de exercícios práticos desenvolvidos pelos alunos.

Artistas; Alunos de Escolas de Arte; Conservadores Restauradores; Professores do Ensino Artístico; Arquitectos.

Centro de Conservação e Restauro - Arlindo Silva