Planificação e Gestão Diferenciada do Currículo e da Avaliação no Ensino Artístico Especializado da Música (EAEM)

Este curso justifica-se pelo facto das escolas e os agrupamentos estarem, mais do que nunca, confrontados como novos desafios para o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos pelo ME, nomeadamente, baixar a taxa de abandono escolar precoce para 10%, até 2020 e que a implementação progressiva do projeto de autonomia e flexibilidade se faça segundo a matriz comum do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

O curso insere-se no âmbito da Oferta de Formação Avançada da Escola das Artes, da UCP, através: do apoio a atividades que se identifiquem com o seu âmbito de atuação científica e de investigação, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores de música; e da promoção de plataformas e redes para a divulgação da investigação artística respeitando a diversidade de paradigmas, modelos e projetos educativos e artísticos.

Objetivos

• Contribuir para a satisfação das prioridades formativas dos professores de música, tendo em vista a concretização dos projetos educativos e curriculares das escolas a que pertencem;
  • Introduzir na cultura de escola modelos alternativos de trabalho colaborativo baseados na intervisão entre pares multidisciplinares, como estratégia de desenvolvimento profissional e organizacional.
  • Construção de um referencial curricular orientador para a operacionalização das aprendizagens essenciais expressas na tríade de elementos — conhecimentos, capacidades e atitudes - nas disciplinas da componente artística.
  • Produção de um quadro de orientação curricular base para a planificação, gestão, avaliação do ensino e da aprendizagem e desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade;
  • Elaboração e implementação de projetos de intervenção pedagógica e de inovação curricular de carácter interdisciplinar;
  • Promover uma avaliação formativa do desempenho dos professores da instituição de ensino AEM, através da construção do e-portefólio reflexivo de desenvolvimento profissional.

Modelo Pedagógico

Métodos ativos centrados na apresentação, exploração e integração dos temas propostos, tendo por base a (eventual) experiência do participantes nas áreas do curso e as suas próprias expectativas e necessidades de formação. Levantamento de questões problema no campo específico do ensino AEM. Construção de respostas pedagógico-didáticas mais adequadas aos problemas e constrangimentos identificados pelos participantes, no domínio da gestão curricular e da avaliação. Análise e discussão de estudos de caso ligados à prática pedagógica dos participantes. Leituras com questões para reflexão/ Interformação /recensão crítica. Exposição e debate. Leitura orientada. Reflexão e pensamento crítico. Interformação, formação entre pares e trabalho colaborativo. Análise de estudos de caso e de boas práticas.

Maestros, instrumentistas, cantores e agentes da liturgia (iniciados, intérpretes, professores)

Coordenação Geral: Sofia Serra

Coordenação Curso: Luísa Orvalho