Pós-Graduação em Avaliação de Escolas e Projetos de Melhoria

PrintPrint
A autoavaliação das escolas tem sido identificada pela IGEC como um dos pontos fracos das organizações educativas. Por outro lado, a conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos de melhoria são, em regra, relativamente débeis e inconsistentes.
 
Neste quadro, assume-se que a melhoria dos processos e dos resultados educativos passa necessariamente pela capacitação dos atores (em termos profissionais e institucionais) nestes dois campos do conhecimento.
 
Esta proposta cumpre assim o propósito de proporcionar um conhecimento capaz de compreender e de transformar os contextos educativos.
 
Objetivos
 
Esta Pós Graduação pretende, em termos gerais, reforçar a capacidade de intervenção docente em áreas críticas, contribuindo para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para a melhoria dos processos e os resultados das instituições educativas. Visa-se especificamente:
  • Analisar as práticas de autoavaliação e melhoria instituídas;
  • Analisar modelos e práticas de autoavaliação;
  • Identificar modelos e estratégias gerais de melhoria das práticas e dos resultados pedagógicos;
  • Debater dinâmicas de implicação profissional na construção de novas oportunidades educativas;
  • Construir dinâmicas de autoavaliação desenhar projetos de melhoria adequados aos contextos organizacionais dos formandos.
Área de Estudos: 
Ciências da Educação
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
30
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 
São destinatários desta Pós-Graduação:
  • Órgãos diretivos das escolas e agrupamentos de escola
  • Professores dos ensinos básico e secundário
Horários: 

6ª feira, das 18h00 às 21h00
Sábado, das 9h30 às 12h30

(a funcionar quinzenalmente)

Início das aulas: novembro de 2016

Coordenação: 
Prof.ª Doutora Ilídia Cabral
Contactos: 
Católica Porto
Serviços Académicos | Estudos Avançados e Formação
Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto
Tel.: 226 196 243 | Email: formacao.avancada@porto.ucp.pt