Pós-Graduação em Saúde do Adulto e Cuidado em Situação Crítica

Na CATÓLICA, assume-se a formação em Enfermagem  como um projeto de desenvolvimento ao longo da vida, que inclui os diferentes ciclos de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) e incorpora a formação continuada (presencial ou à distância). Assim, todas as aprendizagens (formais ou informais) são creditáveis para o prosseguimento de estudos, desde que relevantes na área de formação e tomando como referencial os objetivos de aprendizagem e as competências pessoais a desenvolver.

Neste contexto, após a conclusão da licenciatura, os enfermeiros podem continuar os seus estudos no ICS optando por um mestrado de natureza académica ou profissional e, mais tarde, desenvolver competências académicas no doutoramento em enfermagem. As pós-graduações lecionadas no ICS podem vir a ser creditadas nos cursos pós-licenciatura de especialização, nos mestrados ou no doutoramento em enfermagem, permitindo a cada estudante ser ator e autor do seu projeto de desenvolvimento profissional e académico, ao seu ritmo.

Esta Pós-Graduação tem como objectivo o desenvolvimento de competências académicas e clínicas para assistência a pessoas com doença aguda e em situação crítica, para além de competências de comunicação, análise e crítica científica.

Ciências da Saúde
Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral
Campus Asprela
Regulamento:

O curso de Pós-Graduação segue o regulamento de frequência e avaliação dos mestrados em enfermagem, de onde se destaca:

1. O acesso à avaliação das unidades curriculares exige a participação em 85% das atividades de contato. A participação nas actividades teóricas pode ser assegurada com recurso à transmissão à distância, na medida dos meios disponíveis no ICS.
  2. Todas as unidades curriculares serão objecto de avaliação. Independentemente da metodologia de avaliação preconizada para cada unidade curricular, os estudantes terão sempre possibilidade de exame final em época normal e/ou de recurso. O exame é sempre presencial.
  3. O certificado de Pós-Graduação indicará a classificação final obtida, numa escala inteira de 10 a 20 valores para os estudantes aprovados. A classificação final será a média ponderada da classificação obtida nas unidades curriculares, considerando como índice de ponderação o número de ECTS.

Horário das aulas, numa média de 8 horas por semana, entre:

• Quintas-feiras, das 16h00 às 20h00
  • Sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 ou das 14h00 às 18h00
  • Sábados, das 9h00 às 13h00
Provas/Requisitos de Ingresso:

Titulares de Licenciatura em Enfermagem.

Profª Doutora Margarida Vieira

Para mais informações, por favor contacte:

Gestão dos Serviços Académicos | Estudos Avançados e Formação
e. candidaturas@porto.ucp.pt | t. 225 580 055 | f. 225 090 351

Observações:

Parte ou totalidade dos ECTS deste Curso podem ser creditados para o prosseguimento de estudos em Mestrado ou Doutoramento na área de Enfermagem, desde que relevantes na área de formação e tomando como referencial os objectivos de aprendizagem e as competências pessoais a desenvolver.