Pós-Graduação em Saúde do Adulto e Cuidado em Situação Crónica e Paliativa

Na CATÓLICA, assume-se a formação em Enfermagem como um projeto de desenvolvimento ao longo da vida, que inclui os diferentes ciclos de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) e incorpora a formação continuada (presencial ou à distância). Assim, todas as aprendizagens (formais ou informais) são creditáveis para o prosseguimento de estudos, desde que relevantes na área de formação e tomando como referencial os objetivos de aprendizagem e as competências pessoais a desenvolver.

Neste contexto, após a conclusão da licenciatura, os enfermeiros podem continuar os seus estudos no ICS optando por um mestrado de enfermagem e, mais tarde, desenvolver competências académicas no doutoramento em enfermagem. As pós-graduações lecionadas no ICS podem vir a ser creditadas nos curso pós-licenciatura de  especialização ou nos mestrados, permitindo a cada estudante ser ator e autor do seu projeto de desenvolvimento profissional e académico, ao seu ritmo.

Face ao aumento da esperança de vida, ao número de doenças crónicas, incapacitantes e limitadoras da vida, numa sociedade cada vez mais envelhecida, com pessoas e famílias mais vulnerável, esta pós-graduação visa capacitar os enfermeiros para cuidarem de pessoas com doença crónica ou em fim de vida, e suas famílias, baseados em conhecimentos científicos e técnicos específicos, que possibilitem uma resposta eficaz às suas necessidades, com o intuito de maximização da qualidade de vida, do conforto e do bem-estar individual e familiar.

Ciências da Saúde
Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral
Regulamento:

O curso de Pós-Graduação segue o regulamento de frequência e avaliação dos mestrados em enfermagem, de onde se destaca:

1. O acesso à avaliação das unidades curriculares exige a participação em 85% das atividades de contato. A participação nas atividades teóricas pode ser assegurada com recurso à transmissão à distância, na medida dos meios disponíveis no ICS.
  2. Todas as unidades curriculares serão objeto de avaliação. Independentemente da metodologia de avaliação preconizada para cada unidade curricular, os estudantes terão sempre possibilidade de exame final em época normal e/ou de recurso. O exame é sempre presencial.
  3. O certificado de Pós-Graduação indicará a classificação final obtida, numa escala inteira de 10 a 20 valores para os estudantes aprovados. A classificação final será a média ponderada da classificação obtida nas unidades curriculares, considerando como índice de ponderação o número de ECTS.

Horário das aulas, numa média de 8 horas semanais, entre:

• Quintas-feiras, das 16h00 às 20h00
  • Sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
  • Sábados, das 9h00 às 13h00
Provas/Requisitos de Ingresso:

Titulares de Licenciatura em Enfermagem.

Doutora Patrícia Coelho

Universidade Católica Portuguesa – campus Foz
Serviços Académicos – Estudos Avançados e Formação
Rua Diogo Botelho, 1327