O Professor Compositor: obras pedagógicas originais e arranjos para o ensino da música

No âmbito do ensino da música, o professor de instrumento é muitas vezes  confrontado com as dificuldades técnicas dos seus alunos. Partindo do modelo de Mikrokosmos de Béla Bartók, neste curso é pretendido que o Professor desenvolva repertório didático, tendo em conta o panorama educativo que pretende enriquecer. Para o efeito, o Professor é munido de processos técnicos e criativos presentes na música do séc. XX e XXI, tais como as “extended techniques” ou a “ação teatral” em música. O curso procurará também que o mesmo desenvolva e aperfeiçoe competências adquiridas precedentemente.

Objetivos

Proporcionar ferramentas, recursos, reflexão e experiência no campo da composição musical, com o intuito que o aluno seja capaz de:

• Escrever peças  de curta e média duração para o seu instrumento, tendo como ponto de partida um objetivo pedagógico;
  • Desenvolver o espírito crítico através da audição e análise de várias obras representativas do repertório musical (com maior enfoque no repertório da segunda metade do século XX até aos dias de hoje);
  • Incorporar mecanismos de autonomia criativa inseridos num quadro de exigências de nível superior.

Modelo Pedagógico

Com o especial intuito de direcionar o aluno para o desenvolvimento da sua própria linguagem musical e expressividade, este curso conta com o modelo pedagógico que utiliza a identificação de processos técnicos (análise) em repertório musical contrastante, para depois elaborar exercícios criativos em que os mesmos são aplicados.
Após este enriquecimento de conteúdos e de valências criativas, o aluno será incentivado a utilizar os modelos com os quais se identifica mais de forma a direcionar-se para a sua própria identidade.
O curso parte de uma leitura transversal da história da música ocidental até aos nossos dias. Com a intenção de reconhecer os múltiplos sistemas composicionais nos diversos períodos da história da música. Posteriormente será realizado um enfoque em torno da música da segunda metade do século XX até aos nossos dias.

Professores de música do ensino especializado de música (secundário);
Músicos;

6 sessões de 4 horas