Revestimentos Tradicionais de Cal: Conservação e Restauro

PrintPrint

Enquadramento

Os revestimentos de cal constituem uma técnica tradicional do património edificado português, estando presentes em muitos edifícios quer no exterior quer no interior. Desde meados dos anos 90 do século XX que, em Portugal, se registou um interesse pela recuperação das técnicas tradicionais de rebocos e estuques, contando hoje Portugal com um bom naipe de especialistas no tema. O desenvolvimento dos setores da reabilitação e da conservação e restauro tem sido uma constante, justificando-se a formação de profissionais habilitados para a intervenção no domínio da conservação de rebocos e estuques antigos. Esta pertinência aumentou sobretudo com os recentes surtos de reabilitação urbana aliados à procura turística centrada nas principais cidades como Lisboa e Porto.

Visa-se assim qualificar profissionais habilitados para a conservação e o restauro deste tipo de revestimentos quer para intervir em obras de reabilitação quer em obras de conservação de monumentos classificados.

 

Objetivos

  1. Contextualizar a importância dos revestimentos tradicionais à base de cal (valores funcionais e estéticos) no âmbito património edificado histórico português.
  2. Fornecer metodologias de diagnóstico, inspeção para elaboração de propostas de conservação ou de restauro de revestimentos à base de cal.
  3. Fornecer conhecimentos práticos sobre métodos de produção de revestimentos à base de cal, valorizando uma comunicação interdisciplinar.
  4. Sensibilizar para a necessidade de formação de equipas interdisciplinares para intervenção em obras de reabilitação e/ou Conservação e restauro do edificado histórico.
  5. Contribuir para uma mudança de paradigma com vista à consolidação de práticas de conservação sustentáveis.

 

Modelo Pedagógico

Componente teórica (aula expositiva)
Componente prática (em oficina)

 

Apoios/Parceiros:

FAUP - Faculdade de Arquitetura – Universidade do Porto

NCREP - Núcleo de Consultoria em Reabilitação do Edificado e do Património

APPRUP - Associação portuguesa para a Reabilitação Urbana

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Regime: 
Diurno
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Conservadores-restauradores; arquitetos; engenheiros; profissionais ligados à reabilitação e ao restauro de património arquitetónico; gestores de monumentos e sítios históricos.

Horários: 

8 horas

9h às 13h e das 14h às 18h

Propinas: 

130,00 €

15 Vagas

Coordenação: 

Centro de Conservação e Restauro - Eduarda Vieira
 

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto