Rigging de Personagens 3D

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Enquadramento

Embora existam formações de animação 3D no mercado, tanto de criação de modelos como da animação 3D, formação de construção de rigs, para que os modelos possam ser animados, é raramente encontrada.

Na Escola das Artes da Universidade Católica, o processo de rigging é abordado dentro de disciplinas do mestrado em animação por computador. Para alunos de fora, que tenham interesse em jogos, artes digitais ou realidade virtual, e não tenham oportunidade de desenvolver os seus próprios mecanismos, ficando constrangidos a scripts já existentes, mas que não são editáveis.

Pretende-se o desenvolvimento de autonomia na construção dos rigs, de forma a que possam ser atualizados no futuro, conforme as necessidades dos projetos que tiverem em mãos.

 

Objetivos

  1. Criação de joints para deformação de geometria;
  2. Criação de deformadores e controladores;
  3. Criação de atributos e funções customizadas;
  4. Criação de scripts e ferramentas automáticas;
  5. Integração dos diferentes sistemas num rig modular final.

 

Modelo Pedagógico

A metodologia da ação consiste em primeiro lugar, numa exposição do conteúdo a ser trabalhado, através de diferentes exemplos, métodos e técnicas, bem como análise de modelos.
De seguida, uma demonstração prática é feita pelo formador, através de exercícios.
Consequentemente, os formandos têm oportunidade de testar e executar os conceitos que estão a ser abordados, enquanto são acompanhados pelo formador.
Finalmente, os resultados são partilhados e comentados, de forma a serem comparadas diferentes abordagens e estratégias na resolução dos exercícios.

Os métodos de rigging vão sendo introduzidos por ordem de dificuldade, permitindo aos formandos absorverem os conteúdos à medida que os sistemas de rig ficam gradualmente mais complexos e avançados.
A criação de rigs modulares e automáticos, oferecem a possibilidade de serem constantemente atualizados.

 

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
ECTS: 
1
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Alunos / profissionais das áreas de animação, jogos, multimédia, artes digitais e realidade virtual

Horários: 

20 horas

Propinas: 

200,00 €

15 Vagas

Coordenação: 

Ricardo Sá Carneiro Megre

 

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto