O Software Musical como ferramenta criativa

PrintPrint

Enquadramento

Esta formação pretende proporcionar aos formandos conhecimento suficiente no uso de software musicais que  agilizem e potenciem momentos criativos e pedagógicos, tanto na perspetiva do professor-utilizador, como também, na utilização por parte do aluno. Os software, são diversos, e vão desde editores de notação musical a pequenas aplicação para telemóvel.

Grande parte destes software são gratuitos e pouco conhecidos pelos professores. Para além do contacto com o software, serão também abordadas estratégias direcionadas para a aprendizagem de conteúdos programáticos no ensino da música, como por exemplo, a aprendizagem de ritmos, de estruturas formais melódicas, desenvolvimento motívico, improvisação e a descoberta de repertório musical diversificado.

Ao nível dos Software de Notação Musical serão abordados conhecimentos técnicos que possibilitem a elaboração de fichas de trabalho/exercícios/testes e pequenas tarefas criativas.

 

Objetivos

  • Dar a conhecer diversos software musicais que possibilitem novas ferramentas de trabalho;
  • Proporcionar os formandos de ferramentas que lhes permitam otimizar tarefas relacionadas com a criação de partituras, materiais pedagógicos e elaboração de testes.
  • Fomentar o interesse dos docentes, pela utilização novas tecnologias.

 

Modelo Pedagógico

As aulas serão em regime de aulas teórico/práticas, com uma apresentação inicial, das diferentes temáticas, seguida de uma aplicação prática. Após cada módulo cada um dos trabalhos será corrigido e analisado com a turma para potenciar uma melhoria. 
Após este enriquecimento de conteúdos e de valências técnicas, o formando deverá selecionar os software com os quais se identifica mais, de forma a direcionar-se para a sua própria necessidade. O formando será incentivado a utilizar os seus conhecimentos no seu âmbito laboral e posteriormente comentar a sua experiência com os restante colegas do curso de formação avançada, de forma a proporcionar enriquecimento e melhorias.

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
ECTS: 
2
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Professores do ensino regular e de música (1º, 2º e 3º ciclo)

Horários: 

24 horas

Propinas: 

210,00 €

20 Vagas

Coordenação: 

Coordenação Geral: Sofia Serra

Coordenação Curso: Nuno Pinho

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto