Soluções aquosas e solventes para tratamento de obras de arte em papel: aplicação a documentos, arte antiga e contemporânea

PrintPrint

Enquadramento

Workshop ministrado por Paolo Cremonesi (Químico e Cientista da Conservação) e Letizia Satto (Conservadora-Restauradora).

Trata-se de metodologias que raramente são aplicadas na atividade dos profissionais da Conservação e também raramente integradas nos programas de estudos das unidades de ensino superior em Portugal. A área de Conservação e Restauro da Escola das Artes constitui uma exceção.

Pela segunda vez, a EA/UCP convida o Prof. Paolo Cremonesi a organizar um curso de formação avançada vocacionado para a limpeza e oferece a oportunidade de participar a profissionais e ainda a estudantes de outras unidades de ensino superior.

 

Objetivos

Pretende-se divulgar as mais recentes metodologias aplicadas à limpeza de obras de arte sobre papel, com especial incidência sobre a arte contemporânea.

Pretende-se manter a imagem da Escola das Artes como principal promotora de formação avançada na área da Conservação dirigida a alunos de ciclos de estudos pós graduados e profissionais no ativo, através da colaboração com mais dois especialistas de reconhecido mérito internacional.

 

Modelo Pedagógico

A formação terá início com uma sessão teórica que ocupará a totalidade do primeiro dia do curso.
A componente prática ocupará os três dias seguintes, cada um deles dedicado a uma problemática ou conjunto de problemáticas específico.
 

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Regime: 
Diurno
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Conservadores restauradores, docentes e estudantes de conservação e restauro.

Horários: 

32 horas

Propinas: 

400,00 €

20 Vagas

Coordenação: 

Coordenação Geral: Carla Felizardo

Coordenação Curso: Centro de Conservação e Restauro - Paolo Cremonezi

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto