Trabalhar por projetos no ensino artístico especializado da música: outra forma de fazer aprender

“A valorização profissional dos docentes através da formação contínua pressupõe a concertação de esforços de todos os intervenientes, com particular realce para o estabelecimento de parcerias entre entidades formadoras, nomeadamente entre entidades responsáveis pela formação inicial e pela formação contínua”. Esta ação insere-se, pois, no âmbito do plano de atividades da EA, Católica Porto, concretizado através da consultoria científica e pedagógica às escolas e agrupamentos, nos campos organizacional, pedagógico, avaliativo e formativo, potenciando, ainda, a investigação aplicada em educação artística, realizada no âmbito do CITAR e do CEDH, contribuindo para a capacitação e desenvolvimento de modelos alternativos de formação estética e artística dos profissionais de educação em contexto de trabalho, e para o cumprimento dos objetivos estratégicos da Educação 2030.

Objetivos

Promover a Aprendizagem baseada em Projetos (PbL) nas escolas e agrupamentos com Ensino Artístico da Música.

Construção de um quadro de orientação para a planificação de projetos no ensino artístico da música, que potenciam o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade, contextualizados ao projeto educativo das escolas e agrupamentos;

Conceção de projetos de intervenção pedagógica e de inovação curricular de carácter interdisciplinar;

Avaliar projetos

Modelo Pedagógico

Métodos ativos centrados na apresentação, exploração e integração dos temas propostos, tendo por base a (eventual) experiência do participantes nas áreas do curso e as suas próprias expectativas e necessidades de aprendizagem. Levantamento de questões problema no campo específico do ensino AEM. Construção de respostas pedagógico-didáticas mais adequadas aos problemas e constrangimentos identificados pelos participantes, no domínio da gestão curricular e da avaliação. Análise e discussão de estudos de caso ligados a prática pedagógica dos participantes. Leituras com questões para reflexão/ Interformação /recensão crítica. Exposição e debate. Leitura orientada. Reflexão e pensamento crítico. Interformação, formação entre pares e trabalho colaborativo. Análise de estudos de caso e de boas práticas.

Professores de música do ensino especializado de música (secundário);
Músicos;

6 sessões de 4 horas