Quintas com Saúde (Online) | Segurança do medicamento em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas: intervenção do enfermeiro na monitorização terapêutica

Thursday, December 16, 2021 - 17:30

Participação gratuita, sujeita a inscrição obrigatória.

Coordenação: João Costa Amado

Online (via Zoom)

Sofia Peixoto
Mestre em Enfermagem

Resumo:
A população idosa, residente em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s), para além da idade avançada, caracteriza-se por condições médicas complexas e pelo uso de múltiplos fármacos, os quais requerem uma gestão terapêutica rigorosa.
Os dados indicam, pela elevada prevalência de erros de medicação, que a segurança do regime medicamentoso em ERPIs está comprometida, cujas causas são atribuíveis à prescrição de medicamentos inadequados, à eventual omissão de fármacos potencialmente benéficos e à incapacidade de vigilância e monitorização adequadas dos efeitos farmacológicos.
A qualidade e a segurança do medicamento, nestas unidades, poderão ser incrementadas com a otimização e a redução de fármacos inapropriados e a sistematização da monitorização farmacológica. O enfermeiro, com a equipa multidisciplinar, deve assegurar a avaliação periódica do regime medicamentoso dos residentes, no sentido de garantir a gestão segura da terapêutica.


Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências