Escola de Enfermagem da Católica no Porto promove sessão de acolhimento aos novos estudantes

Tuesday, September 14, 2021 - 14:29

A primeira sessão de acolhimento aos novos estudantes de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Católica no Porto, decorreu a 10 de setembro, com início às 9h30 horas, no Auditório Carvalho Guerra.

Isabel Braga da Cruz, presidente da Católica no Porto, começou por saudar de forma especial todos os novos estudantes, felicitando a acesso ao Ensino Superior: “A entrada numa faculdade assemelha-se à chegada a um cais. Um cais de embarque! Esperamos que cada um encontre na Católica uma viagem e um caminho que vos leve a fazer a diferença. Não só enquanto profissionais, mas, também, enquanto pessoas.” Isabel Braga da Cruz destacou também a “política de proximidade e de inclusão” que tão bem caracteriza a Universidade Católica. “A Universidade Católica conseguiu assumir-se como uma das mais destacadas universidades portuguesas, pautada pela qualidade de ensino e de investigação que oferece”, concluiu.

Seguiu-se a intervenção da diretora da Escola de Enfermagem do Porto que começou por referir que os novos estudantes “não estão só a entrar no curso de Enfermagem, mas, também, a entrar na Universidade Católica Portuguesa” e garantiu que “nenhum aluno será o mesmo daqui a 4 anos, porque o curso de enfermagem transforma para a vida toda”. Margarida Vieira desafiou todos os estudantes a dar o seu melhor com empenho e criatividade, referindo que “a Católica é muito exigente com os estudantes, para que os seus diplomados sejam os melhores enfermeiros”, lembrando que, de acordo com estatísticas oficiais, não há atualmente desempregados entre os seus diplomados.

A sessão continuou com uma entrega de prémios de mérito específico: O Prémio SPHE – Sociedade Portuguesa de História de Enfermagem foi entregue por Carlos Lousada Subtil e atribuído a Marisa Pinto da Silva, detentora da melhor classificação na Unidade Curricular de História da Enfermagem e da Assistência da Licenciatura em Enfermagem no ano letivo de 19/20. O Prémio D. Teresa de Jesus Gomes Pinto de Oliveira – Venerável Ordem Terceira de S. Francisco foi entregue por João Paulo Lencastre e foi atribuído a Karene Hereny por ter tido a melhor classificação na Unidade Curricular de Deontologia Profissional da Licenciatura em Enfermagem no ano letivo de 19/20.

Depois da entrega de prémios seguiu-se a apresentação do curso, conduzida por Armando Almeida, coordenador da Licenciatura em Enfermagem, onde foram apresentados vários docentes, bem como outras informações sobre a licenciatura e sobre a vida no campus e, por fim, decorreu uma inovadora e dinâmica Ted Nursing, liderada pelos docentes Tânia Costa, Pedro Melo e Paulo Alves.

Aos novos estudantes foi proporcionada ainda uma visita ao campus e um almoço de acolhimento, atividades promovidas pela Associação de Estudantes.

A Sessão de Acolhimento decorreu em linha com as orientações das autoridades nacionais e internacionais face ao contexto de pandemia.