Finalistas de Licenciatura em Enfermagem terminam o curso com compromisso profissional na Sé Catedral

Thursday, July 8, 2021 - 15:42

No passado dia 2 de julho, os novos diplomados em enfermagem pela Católica no Porto fizeram o tradicional compromisso profissional na Sé Catedral, após uma Eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Linda, e testemunhado por representante da Ordem dos Enfermeiros, muitos professores e dois familiares ou amigos de cada um, na maioria os pais dos finalistas.

O compromisso profissional, comummente reconhecido como “Juramento Nightingale” desde o fim do século XIX, é habitualmente pronunciado à entrada na profissão. O texto foi evoluindo ao longo dos tempos e atualmente é pronunciado o compromisso proposto pela Ordem profissional e que resume os deveres ínsitos no Código Deontológico em vigor.

Na cerimónia, a diretora da Escola de Enfermagem da Católica no Porto lembrou que estes diplomados fizeram os últimos três semestres do curso em circunstâncias muito particulares, pela contingência imposta pela pandemia Covid-19, o que consolidou nos futuros enfermeiros a necessidade de terem sempre presente as prioridades da atuação profissional – antes de tudo, a manutenção da vida e o alívio do sofrimento e, quando possível, a recuperação da doença e a promoção da qualidade de vida. E lembrou ainda a marca da formação em Enfermagem na Católica, que visa uma formação científica sólida e o desenvolvimento de uma atitude compassiva a par da competência técnica, em todas as circunstâncias.

Aos diplomados desejamos uma rápida entrada na profissão e que o futuro lhes permita concretizar o seu projeto de vida, pessoal e profissional.