João Neves Amado nomeado vogal da Cáritas Diocesana do Porto

Thursday, January 20, 2022 - 16:28

Por nomeação de D. Manuel Linda, Bispo do Porto, João Neves Amado, assistente convidado do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, assumiu o cargo de vogal da Cáritas Diocesana do Porto, parceira da UCP em investigação e serviços na comunidade.

Uma nomeação que João Neves Amado vê como um “chamamento à missão: estar próximo dos mais frágeis, atuar na área social dando respostas concretas às necessidades dos mais desfavorecidos, tendo por base a Doutrina Social da Igreja”.

“Colocar-me ao serviço dos outros é, na verdade, o essencial de ser cristão. E, ao aceitar este compromisso e esta responsabilidade, espero contribuir para a dimensão diocesana sócio-caritativa, promovendo o desenvolvimento integral de cada pessoa que se acolhe na Cáritas”, acrescentou o docente.

Quanto às principais linhas de ação para o quadriénio 2022-2025, João Neves Amado destaca “a saúde e a promoção da vida; a mobilização dos jovens para uma participação ativa junto dos mais carenciados e o investimento na formação e na capacitação das pessoas para combater diferentes formas de pobreza”.

“A vertente relacionada com a saúde emerge do mandato anterior com o Programa + Saúde na Família onde a Escola de Enfermagem - Porto da Universidade Católica Portuguesa é parceira”, refere o docente, acrescentando que “esta  colaboração já provou trazer benefícios, sendo evidente a possibilidade de ampliar e diversificar a sua ação para e nos co-viventes da nossa ´Casa Comum´.”

A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da Cáritas Diocesana do Porto teve lugar no dia 18 de janeiro.