Tomada de posse da nova direção do ICS e da Escola de Enfermagem - Porto

Wednesday, April 13, 2022 - 15:48

”É um dia importante, porque marca o início de uma nova fase do ICS, dentro da visão projetada para o futuro do Instituto.” As palavras foram de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, na cerimónia de tomada de posse da nova direção do Instituto de Ciências da Saúde e da Escola de Enfermagem do Porto, que decorreu a 8 de abril de 2022.

Paulo Jorge Pereira Alves é o novo diretor da Escola de Enfermagem do Porto e diretor adjunto do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Enfermagem, Mestre em Administração e Gestão da Educação e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Paulo Jorge Pereira Alves é investigador no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) na plataforma Nursing Research Platform, sendo responsável pelo Wounds Research Lab (WRL). É também presidente da Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas, membro fundador da Sociedade Ibero-Latino Americana de úlceras e Feridas e membro da direção do Institute of Skin Integrity and Infection Prevention: Huddersfield (Inglaterra), entre outras funções noutros organismos nacionais e internacionais.

João Neves Amado é o novo vogal para a área de Enfermagem (pelo Porto) na Direção Nacional do ICS. Licenciado, Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, é especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária. É investigador no CIIS na Nursing Research Platform. Integra a equipa do Centro de Enfermagem da Universidade Católica desde a sua criação em 2007. Atualmente integra a direção da Cáritas Diocesana do Porto.

Nesta cerimónia tomaram posse Ana Margarida Mineiro, como nova diretora do ICS, Paulo Jorge Pereira Alves, como diretor adjunto, Maria Clara Melo, como diretora executiva e os vogais: Amélia Simões Figueiredo, Filipa Correia Ribeiro, Joana Rato, João Neves Amado e Manuel Vila Capelas. Na mesma cerimónia Alexandre de Lemos Castro Caldas tomou posse enquanto coordenador do Conselho Nacional para as Ciências da Saúde.

 “O ICS foi uma incubadora de faculdades na área da saúde”, salientou a reitora da Universidade Católica Portuguesa, dando os exemplos da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Medicina Dentária, acrescentando que “a vida faz-se de mudanças e nós estamos com grande expectativa para esta nova fase do Instituto, sempre com ambição, realismo e visão para o sucesso.”