Projeto pretende criar primeiro Laboratório de Estudos Epidemiológicos dos Diagnósticos de Enfermagem do mundo

Monday, August 1, 2022 - 10:15

O projeto “MAIEC- Community Empowerment and Nursing Decision-Making”, liderado por Pedro Melo, docente da Escola de Enfermagem (Porto) e investigador integrado do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa, promoveu a sua reunião anual com todos os colaboradores e parceiros para o planeamento estratégico para a investigação.

Como principais resultados da reunião destaca-se a criação do primeiro Laboratório de Estudos Epidemiológicos dos Diagnósticos de Enfermagem do mundo, que ficará sediado no projeto MAIEC; o plano do I Congresso MAIEC, que integrará o I Encontro Internacional Enfermagem e Alterações Climáticas e que decorrerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2022; e a constatação de uma produção científica robusta em revistas internacionais de impacto e indexadas na Scopus e na Web of Science.

Na reunião estiveram presentes mais de 30 colaboradores e parceiros de várias instituições nacionais e internacionais, nomeadamente o ACeS Porto Ocidental, o ACeS Porto Oriental, o ACeS Tâmega III Vale de Sousa Norte, o ACeS Feira Arouca, o ULS Matosinhos e, recentemente, a iniciar parceria com a Universidad de Alicante em Espanha e com o Boston College nos EUA.

O projeto MAIEC apresenta quatro work packages: um relacionado com as comunidades escolares, outro com as comunidades hospitalares, um terceiro relacionado com os Observatórios dos Diagnósticos de Enfermagem e um quarto referente aos processos ambientais. Em todos eles está a ser aplicado o MAIEC- Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário e a ser monitorizado o impacto deste no aumento do nível de empoderamento comunitário de todas as comunidades em estudo. Este projeto responde à maior parte dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas e tem integrados vários investigadores doutorados, quatro dos quais internacionais.

Saiba mais sobre o projeto aqui