Pós-graduação em Enfermagem do Desporto

Acreditada pela Ordem dos Enfermeiros

More Information

Contactos

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada
Helena Zacarias
E-mail: helena.zacarias@ucp.pt
Tel:(+351) 21 426 98 32


Ordem-dos-Enfermeiros-SELO

A 3ª edição da Pós-graduação em Enfermagem do Desporto está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros para competência acrescida diferenciada em enfermagem no desporto. 

Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada

Declaração de retificação do Regulamento


Inscrições abertas para a 3ª edição
Início do curso:
10 de outubro 2022

Calendário previsto

  • 10, 11, 17, 18, 24, 25, 31 de outubro;
  • 07, 08, 15, 14, 21, 22, 28 e 29 de novembro;
  • 05, 06, 12 e 13 de dezembro;
  • 09, 10, 16, 22 e 23 de Janeiro.
  • 24 de Janeiro início do estágio;
  • 05 de Maio final do estágio;
  • 15 de maio- VI Jornadas Internacionais de Enfermagem do Desporto.

Horário:
Segundas e terças-feiras (9h-13h e 14h-16h).
A prova de avaliação de cada unidade curricular ocorrerá na 5ª feira seguinte à sua conclusão.

Local de Funcionamento: 

A Pós-Graduação decorrerá em Lisboa e no Porto. As aulas serão em b-learning.

As aulas presenciais decorrem na Universidade Católica Portuguesa (Campus Palma de Cima – Turma Lisboa | Centro Regional do Porto – Turma Porto) . As aulas síncronas decorrerem com recurso ao software Zoom.


Coordenadores

Cristina Marques Vieira
Alexandre Rodrigues

Program Description

Tem-se verificado nas últimas décadas um aumento significativo da prática de exercício físico e de desportos em geral, o que lança novos desafios em várias áreas. Em Portugal, precisamos investir na formação científica e técnica dos profissionais de saúde que atuam nesta área, nomeadamente dos enfermeiros, no sentido de acompanhar as novas exigências em saúde colocadas à prática desportiva.

O atleta é incentivado a superar-se constantemente, nas várias dimensões da pessoa. O Enfermeiro, através da atenção à singularidade de cada um, é determinante no contributo para a saúde individual e coletiva dos atletas e praticantes de exercício físico.

Os “Padrões de Qualidade” da Ordem dos Enfermeiros destacam - relativamente à readaptação funcional - que na “procura permanente da excelência no exercício profissional, o enfermeiro conjuntamente com o cliente, desenvolve processos eficazes de adaptação aos problemas de saúde”. Assim, esta disposição também é aplicável ao enfermeiro no âmbito desportivo, na promoção e educação para a saúde, nos mais variados contextos e modalidades. Esta realidade leva a que o enfermeiro, ao intervir com o desportista, tenha de mobilizar diversas competências. É esse desenvolvimento de competências que se constitui como finalidade principal desta pós-graduação.

A Enfermagem do Desporto não existe ainda como entidade científica e profissional própria. Esta Pós-graduação em Enfermagem do Desporto visa dotar os enfermeiros de conhecimento e de competências neste domínio, promovendo assim o seu desenvolvimento.