Press News & Events

“Diretores da Escola de Enfermagem de Lisboa e do Porto publicam artigo de Opinião: “Enfermagem: um caminho das normas legais às respostas estoicas”

Friday, October 21, 2022 - 15:08
Publication
Público

Partilhamos o artigo de Opinião da Diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo, e do Diretor da Escola de Enfermagem (Porto) e Diretor- Ajunto do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Doutor Paulo Alves, publicado no jornal Público.

“Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.

"Enfermagem: um caminho das normas legais às respostas estoicas

Apelamos à possibilidade de as universidades poderem oferecer cursos de licenciatura de Enfermagem.

Recuemos ao debate dos primórdios da enfermagem em que a praxis residia entre os alicerces da postilla religiosa - arte de enfermeiros da Idade Média e a enfermagem moderna de Florence Nightingale, no século XIX. A enfermagem fez o seu percurso, similar a outras áreas do conhecimento quinhentista, em que a ciência se sedimentava, ora em práticas punitivas, no caso do direito, ora em retóricas de Galeno, no caso da medicina. “Só” passaram 200 anos e um longo caminho foi percorrido até à integração da enfermagem no sistema educativo nacional ao nível do Ensino Superior Politécnico.
Sabemos pelo sociólogo Parsons que no exercício da profissão e na expressão disciplinar nem sempre é clara a distinção do saber do enfermeiro e da pessoa alvo de cuidados. Na promoção da saúde, ou seja, na capacitação do outro, os enfermeiros colocam-se “ombro a ombro” com uma pessoa concreta, numa circunstância peculiar. Depois de identificados os diagnósticos de enfermagem, os enfermeiros orientam as respostas das pessoas baseadas em evidência científica, mas adaptadas e possíveis no seu processo de vida, de saúde e doença."

Leia o artigo completo aqui