Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho: por locais de trabalho mais saudáveis e produtivos

Monday, October 31, 2022 - 15:06

Dotar os enfermeiros de competências próprias que lhes permitam estabelecer parcerias com os trabalhadores e empregadores, com a finalidade de melhorar a saúde e a segurança dos indivíduos em ambiente laboral. Este é o objetivo da Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, do Instituto de Ciências da Saúde no Porto e acreditada pela Ordem dos Enfermeiros. O curso, que funciona em regime presencial com a possibilidade de, em algumas aulas, os estudantes poderem assistir à distância, está com candidaturas abertas.

O programa aposta na diferenciação profissional, tendo por base o conhecimento de enfermagem, para desenvolver ambientes laborais mais saudáveis e produtivos.
Maria Clara Braga, coordenadora do programa, afirma que esta formação está orientada “pelos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem, sem descurar o conhecimento multidisciplinar necessário para interagir dentro de uma equipa de saúde ocupacional.”

O curso pretende formar Enfermeiros do Trabalho para que saibam gerir a saúde do trabalhador ou de grupos de trabalhadores através do seu empoderamento e da promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros; trabalhar inseridos numa equipa de saúde ocupacional, contribuindo com a sua visão disciplinar para a integração dos diferentes níveis de prevenção, de acordo com as caraterísticas do local de trabalho; e, também, investigar os contextos laborais promovendo a otimização da saúde, a prevenção da doença/do acidente e a redução dos riscos para a saúde.

O plano curricular é constituído por aulas práticas e teórico-práticas, onde serão privilegiados os métodos ativos, interativos e colaborativos. Na componente de estágio o enfoque irá recair sobre a reflexão acerca das competências desenvolvidas.

Upcoming Events

11
May
09:00