Covid-19: Docentes e Estudantes da Escola de Enfermagem da Católica colaboram com Unidades de Saúde de Matosinhos

Terça-feira, Janeiro 5, 2021 - 16:42

No contexto da elevada prevalência da Covid-19 e da urgente necessidade de recursos nas Unidades de Saúde Pública, estudantes de Enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, sob tutoria e supervisão de Enfermeiros e orientação do Professor Doutor Pedro Melo, todos Especialistas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, colaboraram nos processos de acompanhamento dos casos de risco, em Isolamento Profilático e casos positivos de Covid-19, por via telefónica.

Os estudantes puderam, neste contexto, desenvolver competências no âmbito da decisão clínica em Enfermagem (considerando como alvo a população, as pessoas, as famílias e as comunidades escolares), assim como competências de comunicação, gestão do stress e trabalho em equipa.

Para o Professor Pedro Melo esta “foi uma forma de manter a coerência com os valores, a missão e a visão da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Queremos, enquanto Escola, proporcionar os melhores contextos de aprendizagem, garantindo também um sentido de serviço à comunidade. Numa fase de emergência social, não podemos enquanto enfermeiros que também somos (os professores) deixar de responder aos deveres para com a comunidade descritos no nosso Código Deontológico e dar aos nossos estudantes a oportunidade de também refletir sobre a própria deontologia da profissão. Além disso foi uma oportunidade única de aprendizagem (a fase pandémica) no âmbito de cuidados às pessoas e famílias, mas também a perceção do que fazem os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, sensibilizando os estudantes para a importância desta área de especialidade. Estamos por isso muito gratos por ter tido a oportunidade de colaborar com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e ter proporcionado aos nossos estudantes este caminho de aprendizagem.“

Este processo de colaboração ainda decorre e participaram até agora 8 estudantes de Enfermagem, sendo que o sentido de missão, colaboração e ensino baseado no serviço à comunidade e na evidência disponível se manterá enquanto fizer sentido manter-se.

A notícia sobre este processo foi publicada no Jornal de Notícias de 04/01/2020.