Health Calls Back: projeto de acompanhamento à distância de pessoas vulneráveis, do Centro de Enfermagem da Católica

Quinta-feira, Abril 16, 2020 - 11:55


O Centro de Enfermagem da Católica (CEC) no Porto, perante o contexto atual de pandemia por COVID19, concebeu o projeto de intervenção Health Calls Back (HCB), já em implementação.

O HCB, em funcionamento desde dia 10 de Abril de 2020, visa apoiar de forma integrada e colaborativa o trabalho das equipas de saúde, nomeadamente através da articulação com as Unidades de Saúde Pública na identificação e na vigilância da situação de saúde, através de linhas telefónicas dedicadas para o efeito.

Nesta fase do projeto, uma equipa de 4 docentes (João Neves-Amado, Margarida Vieira, Isabel Quelhas e Rosa Silva) está já a acompanhar 20 utentes em situação de maior vulnerabilidade, identificados e referenciados pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) - Porto Oriental, podendo o número de utentes aumentar de acordo com as necessidades detetadas pelo ACES.

O projeto está recetivo a novas parcerias com outras entidades referenciadoras e conta com o apoio da NOS Corporate na disponibilização das linhas telefónicas em uso (linhas VOIP).

Abril 2020