Pós-Graduação em Cuidados Avançados em Feridas, Ostomias e Incontinência

Pós-Graduação em Cuidados Avançados em Feridas, Ostomias e Incontinência

Contactos

Estudos Avançados e Formação

Dra. Sara Miranda

E-mail: formacao.avancada@porto.ucp.pt

Tel:  22 619 62 02 / 43

 

Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

Mais Informações

Grau de Ensino:
Pós Graduação

Regime:
Pós-Laboral

ECTS:
40

Horários:
Aulas Quinzenais - 12h
Quinta-feira (16 às 20h) | Sexta-feira (16 às 20h) | Sábados (9 às 13H)

Descrição do Programa

Curso pioneiro e único em Portugal, o programa de Pós-Graduação em Cuidados Avançados em Feridas, Ostomias e Incontinência, vai iniciar a sua 5ª edição e oferece a oportunidade de desenvolver competências acrescidas para a adoção de um papel ativo nestas três áreas.

O programa visa proporcionar aos estudantes a estrutura teórica geral do tratamento destes fenómenos, bem como de desenvolver os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para prestar cuidados de enfermagem, na promoção de cuidados às pessoas com estes problemas, bem como avaliar intervenções associadas, com especial atenção para a adaptação do paciente ao longo da vida e a capacidade de avaliar de forma eficaz, gerir e tratar estas pessoas nos diversos contextos de cuidados de saúde. O curso permite adquirir competências no reconhecimento dos aspetos organizacionais necessários para o desenvolvimento de serviços e programas para prevenção e tratamento de nas áreas referidas.

Enfermeiros Estomaterapeutas são profissionais altamente diferenciados que cuidam de pessoas portadores de feridas, ostomias ou com problemas de incontinência. Em todo o mundo existem vários títulos diferentes para estes enfermeiros especialistas, mais conhecidos como Enfermeiros Estomaterapeutas desde que o World Council of Enterostomal Therapists (WCET, 2010) usa o termo Enterostomal Therapy Nurse (ETN) como parte de seu nome, pelo que se considera apropriado usar essa terminologia.

O reconhecimento pelo WCET significa que o ETNEP cumpre todos os critérios e requisitos essenciais para a formação de Enfermeiros Estomaterapeutas e tem um foco significativo no desenvolvimento e educação profissional ao longo da vida dos participantes no programa.

Resultados de Aprendizagem

No fim do curso, o Enfermeiro Estomaterapeuta, deve demonstrar:

  • Uma base diferenciada de conhecimento através do desenvolvimento de competências abrangentes de avaliação, da prestação de cuidados, coordenação e gestão a estes utentes e suas famílias.
  • Habilidades de tomada de decisão clínica, utilizando vários modos de intervenção e uma abordagem colaborativa.
  • Habilidades para estabelecer e manter relações terapêuticas eficazes com os clientes, família e / ou outras pessoas significativas.
  • Pensamento crítico avançado e reflexão para prestar cuidados integrais aos utentes com base na melhor evidência científica e melhores práticas atuais.
  • Confiança e competência na realização de suas responsabilidades profissionais, éticas e sociais compatíveis com o papel de Enfermagem Enterostomal que ajuda a capacitar a pessoa para desempenhar um papel ativo na sua saúde.
  • Habilidades de liderança e de ensino no contexto clínico, a fim de fornecer orientação e suporte para a equipa de cuidados de saúde.
  • Capacidade para desenvolver protocolos de acompanhamento do utente e família.
  • Capacidade para incentivar processos de mudança e inovação, tendo em conta a evolução cultural, tecnológica e científica em estomaterapia, através da investigação, salvaguardando os princípios éticos.
  • Capacidade para participar na definição e operacionalização das políticas de saúde.

Contactos

Estudos Avançados e Formação

Dra. Sara Miranda

E-mail: formacao.avancada@porto.ucp.pt

Tel:  22 619 62 02 / 43

 

Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto