Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde

Regime:
Pós-Laboral

Especializações:
Laboratórios Clínicos | Serviços de Urgência | Serviços Farmacêuticos | Unidades de Internamento | Centros de Saúde | Serviços de Instalações e Equipamentos

Pós-Graduação com creditação de 30 ECTS - 180h de contacto.

As aulas decorrem de 08 de outubro de 2021 a 14 de julho de 2022, intercalando 16 semanas para estudo individual, ao longo de 37 semanas, às sextas feiras das 14h30 às 20h30 e aos sábados, das 08h30h às 13h00. Pode haver pontualmente sessões no sábado à tarde. O seminário final decorrerá a uma quinta feira das 17h30 às 20h30.

Brochura

Descrição do Programa

Face aos constantes e crescentes desafios que se colocam ao Sector da Saúde em Portugal é imperativa a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes/utentes. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas Unidades de Saúde, como objetivo estratégico, é essencial para a melhoria dos processos e contribui para  uma maior eficiência na utilização dos recursos.

Conhecer as necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas (órgãos de gestão, profissionais de saúde, doentes/utentes e sociedade, entre outros) e prestar um serviço de modo sistemático e consistente que vá ao seu encontro, é um pilar fundamental na gestão das unidades de saúde. Consideramos que a aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no domínio dos Sistemas de Gestão da Qualidade são essenciais para todos os profissionais de Saúde.

Este curso de Pós-Graduação tem como objetivo dotar os participantes de formação técnica e científica, em contexto multidisciplinar e com uma visão integrada, na área da gestão da qualidade em saúde. Assim, pretende-se que no final deste curso os participantes estejam habilitados a:

• Responder às necessidades das unidades de saúde em matéria de gestão da qualidade;
  • Identificar os requisitos aplicados às organizações de saúde e aplicar ferramentas de gestão na planificação das atividades;
  • Interpretar a norma de gestão da qualidade NP EN ISO 9001 e sua integração com outros sistemas de gestão;
  • Reconhecer os princípios gerais das auditorias da qualidade e participar em auditorias internas da qualidade;
  • Potenciar investigação nesta área.
  • Para a implementação e desenvolvimento desta formação pós-graduada estabeleceu-se uma parceria entre a APCER e Instituto de Ciências da Saúde – Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Sessões de participação síncrona à distância, com possibilidade de assistência presencial.

Acesso a Certificação de Auditores Internos da Qualidade.

Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, com especialização em:

• Laboratórios Clínicos
  • Serviços Farmacêuticos
  • Centros de Saúde
  • Serviços de Urgência
  • Unidades de Internamento
  • Serviços de Instalações e Equipamentos

Participação nas sessões

Atendendo às recomendações atuais, decorrentes da pandemia COVID 19, todas as sessões serão transmitidas de forma síncrona através dos sistemas de apoio ao ensino em uso na Universidade Católica Portuguesa. Estão previstas algumas sessões (a divulgar oportunamente) que decorrerão com possibilidade de assistência presencial nas instalações da UCP. Os momentos de avaliação serão presenciais nas instalações da UCP.

Certificado de Auditor:

Curso promovido em parceria com a APCER.

A conclusão do Curso permite o acesso ao Certificado de Auditor Interno da Qualidade, se cumpridas cumulativamente as condições de experiência profissional exigidas pela APCER.

É possível a inscrição em unidades curriculares isoladas, a efetivar pelo pagamento inicial do seu valor total. Inclui avaliação e certificado de frequência. Unidades isoladas com aproveitamento podem ser creditadas na frequência de edição posterior do curso.

Dra. Sara Miranda

E-mail: formacao.avancada@porto.ucp.pt