Ana Maia

Enfermeira
Hospital Pedro Hispano
Licenciatura em Enfermagem

O ensino de Enfermagem na Católica destaca-se por promover uma prática clínica com base na evidência científica e pela equipa docente que sempre motivou e apoiou o meu desenvolvimento. Os ensinos clínicos permitem conhecer e atuar em diferentes contextos, nos quais os enfermeiros fazem toda a diferença na qualidade de vida da pessoa/população. Para além da formação académica que me preparou para iniciar esta profissão, a licenciatura em Enfermagem foi promotora de um enorme crescimento pessoal.

Fotografia de Bruno Brandão

Bruno Brandão

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

A Licenciatura em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa destaca-se das restantes licenciaturas. A componente prática, surge no primeiro ano juntamente com a componente teórica permitindo aos alunos consolidarem os seus conhecimentos.

A disponibilidade e assistência dos professores e de todos os profissionais que incorporam a equipa do ICS proporcionam aos estudantes uma formação de excelência, permitindo a formação de enfermeiros exímios.

Deste modo, considero que a licenciatura de enfermagem da católica é local mais indicado para aprenderes a verdadeira essência da enfermagem.

“Ser enfermeiro é colorir a vida de alguém sem usar lápis de cor.” Vizleide Alves Vieira.

Fotografia de Daniela Fonseca

Daniela Fonseca

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

Escolher a Licenciatura em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa é escolher o prestígio, é escolher a elevada taxa de empregabilidade, é escolher a prática aliada aos conteúdos teóricos e é escolher um ensino personalizado com docentes extremamente próximos dos alunos. Estes 4 anos de licenciatura foram propulsores de muito crescimento a nível académico, a nível profissional, a nível pessoal e, por tudo isto, tenho a certeza de que a escolha que tomei em 2018 foi a mais acertada.

Inês Pires Moreira

Presidente Associação Estudantes ICS
Licenciatura em Enfermagem

Estudar Enfermagem na Católica é estarmos continuamente encantados com todas as aprendizagens e vivências com que somos confrontados ao longo do ano letivo.

O ICS proporciona-nos toda a disponibilidade de permanecer nos laboratórios de enfermagem, aquando as aulas e fora delas para que possamos adquirir novas competências profissionais para aquilo que entendo ser uma exímia enfermeira.

Enfrentamos um ano atípico com alterações que não esperava, mas mesmo assim a coordenação da licenciatura de enfermagem conseguiu dar novas formas à componente curricular de forma a que conseguíssemos continuar a progredir mesmo com todas as vicissitudes que se vive na saúde do nosso país. 

Foi a escola que escolhi para a minha formação, que apesar de ir a meio do meu percurso, sei com toda a convicção que foi sempre a minha melhor escolha.

“Um dia quando olhares para trás verás que os dias mais belos foram aqueles que lutaste”- Freud 

fotografia de Joana Moutinho

Joana Moutinho

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

A minha escolha pelo curso de Licenciatura em Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) no Porto, da Universidade Católica Portuguesa, recaiu sobre o prestígio, as elevadas taxas de empregabilidade e ainda a excelência do corpo docente.

Fazendo um balanço do meu percurso, emerge de mim um misto de sentimentos, como a saudade, o encantamento e a resiliência.

Estou convicta que no ICS, cada um de nós é muito mais que um estudante, somos parte integrante da casa, a Nossa segunda Casa. Seja pelo espírito académico vivido, pela dedicação dos Professores ou pela diversidade de atividades recreativas possíveis de realizar no Campus. O ICS, primando pela excelência, incentiva os estudantes a irem mais além, recompensando-os com sistemas de bolsas.

Em cada ensino clínico, cruzamo-nos diariamente com antigos alunos da Escola de Enfermagem, que permanecem com o mesmo brilho nos olhos, como no primeiro dia de aulas.

Acredito piamente que esta foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Estando perto de concluir a licenciatura, não sei para onde vou, apenas sei que a Católica irá sempre comigo.

Joana Silva

Joana Silva

Enfermeira
Licenciatura em Enfermagem

Foram 4 anos de muita dedicação e empenho que me permitiram realizar um sonho. Estudar Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa teve um enorme contributo para a minha formação integral. Estou grata por todas as experiências proporcionadas ao estudar na instituição que, além de me preparem para os desafios profissionais, também contribuíram para o meu autoconhecimento.

Fotografia de Leonor Lopes

Leonor Lopes

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

Escolher a Universidade Católica como centro de formação foi, sem dúvida, a minha melhor escolha. Foi lá que encontrei todas as condições para um percurso de sucesso na carreira de Enfermagem e só posso agradecer a todos os docentes pela presença e dedicação ao longo destes 3 anos.

Esta é uma Universidade que se destaca pela prática clínica baseada na evidência científica logo desde o primeiro ano e pelo tão precoce contacto com a realidade que é Enfermagem.

Daqui a um ano, direi orgulhosamente que sou licenciada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Hoje, digo que é com orgulho que integro esta escola de excelência.

Luciana Brandão da Silva Roque Mendes

Enfermeira
Colégio Luso-Francês e Linha SNS24
Licenciatura de Enfermagem

A Licenciatura em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa permitiu-me adquirir competências tanto a nível pessoal como profissional. Aquilo que mais destaco no curso prende-se com o facto de os alunos terem contacto com uma prática clínica baseada na evidência científica desde o 1º ano, assim como, a dedicação, proximidade e apoio por parte da equipa docente. 

Marta Gomes

Enfermeira
Licenciatura em Enfermagem

Escolhi estudar enfermagem na Católica pela componente prática que temos a acompanhar a parte teórica desde o primeiro ano uma vez que considero um ganho enorme na aprendizagem que é feita ao longo da licenciatura.

O curso de enfermagem na Católica, para além de me fornecer os conhecimentos práticos e teóricos, também me permite crescer enquanto pessoa.

Considero que a Universidade Católica Portuguesa possui um ensino com extrema qualidade que permite formar estudantes de forma a serem excelentes profissionais.

Fotografia de Rebeca Patrício

Rebeca Patrício

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

Sempre soube que queria seguir um curso que contribuísse para o meu desenvolvimento pessoal e que trouxesse sentido à minha vida e senti que a enfermagem seria a escolha certa.

Estudar enfermagem é algo muito especial e ambicioso. É um processo contínuo, que exige muito estudo e esforço, mas é, verdadeiramente, gratificante cuidar de alguém e sentir que fazemos a diferença na sua vida e na dos que a rodeiam.

Claro que para sermos bons enfermeiros, necessitamos não só de possuir conhecimentos e habilidades, como também outras competências – comunicação, reflexão, empatia, respeito e outras - que nos permitem ver a pessoa de forma holística e dar resposta às suas necessidades de forma individualizada. A universidade Católica, e os seus docentes, dão-nos todas as ferramentas para que sejamos bem-sucedidos!

Contactos

Candidaturas

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt

Tel: 939 450 000/12

 

Universidade Católica Portuguesa – Campus Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto