Perspetivas sobre Teoria de Enfermagem

12 ECTS / Semestral / Português

Esta unidade curricular cria oportunidades de discussão sobre a disciplina de Enfermagem na atualidade, do contexto português, europeu e mundial, os principais marcos da evolução da teoria de enfermagem, os diferentes padrões e níveis de estrutura do conhecimento de enfermagem. Espera-se que o estudante saiba utilizar adequadamente os diferentes conceitos fundamentais da disciplina e conheça diferentes metodologias de desenvolvimento conceptual, de modo a construir/selecional o quadro teórico da sua investigação e seja capaz de pesquisa, análise crítica e síntese de ideias complexas.

Corpo Docente

Professor(a) Associado(a)
Sérgio Deodato é Doutorado em Enfermagem, na área de Ética em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa. Possui dois graus académicos, um em…
Professor(a) Associado(a)
Enfermeira (1980) especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (1987), Mestre em Ciências de Enfermagem (1994) e Doutora em Filosofia…
Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Enfermeira, Mestre em Bioética (2008) com uma dissertação sobre a espiritualidade no cuidado como um imperativo ético. Doutorada em Enfermagem (2013) sobre a…
Professor(a) Associado(a)
Professora Associada no ICS, em Lisboa. Membro do Conselho Científico e investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da UCP.