Perspetivas sobre Teoria de Enfermagem

12 ECTs / Semestral / Português

Esta unidade curricular cria oportunidades de discussão sobre a disciplina de Enfermagem na atualidade, do contexto português, europeu e mundial, os principais marcos da evolução da teoria de enfermagem, os diferentes padrões e níveis de estrutura do conhecimento de enfermagem. Espera-se que o estudante saiba utilizar adequadamente os diferentes conceitos fundamentais da disciplina e conheça diferentes metodologias de desenvolvimento conceptual, de modo a construir/selecional o quadro teórico da sua investigação e seja capaz de pesquisa, análise crítica e síntese de ideias complexas.

Corpo Docente

Professor Associado
Sérgio Deodato é Doutorado em Enfermagem, na área de Ética em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa. Possui dois graus académicos, um em…
Professor Associado
Enfermeira (1980) especialista em Enfermagem Paediátrica (1987), Mestre em Ciências de Enfermagem (1994) e Doutora em Filosofia Contemporânea (2003) com uma…
Professor Auxiliar Convidado
Enfermeira, Mestre em Bioética (2008) com uma dissertação sobre a espiritualidade no cuidado como um imperativo ético. Doutorada em Enfermagem (2013) sobre a…
Professor Associado
Professora Associada no ICS, em Lisboa. Membro do Conselho Científico e investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da UCP.