Ana Carolina da Rocha Monteiro

Enfermeira
Hospital-Escola Fernando Pessoa
Licenciatura em Enfermagem e Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica

A minha caminhada no Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, permitiu-me o desenvolvimento de competências técnicas e científicas e, para além disso, o crescimento pessoal, com a consolidação de determinados princípios e valores, fundamentais para a prática de uma Enfermagem mais humanizada.

Catarina Fernandes

Enfermeira
Centro Hospitalar e Universitário de S. João no Porto
Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária

Estudar Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública na UCP fez sentido porque me fez ter acesso a ferramentas e à experiência altamente qualificada de um corpo docente disponível para apoiar um percurso individualizado e centrado nos meus objetivos pessoais e profissionais. A Especialidade em ESCSP e o Mestrado em Enfermagem da UCP serão com certeza alicerces para a robustez do meu presente e futuro somando valor ao meu percurso. A preocupação com o acrescentar valor às comunidades, nomeadamente as mais vulneráveis, fizeram sentir-me numa casa onde o Saber é colocado ao serviço dos outros e isso para mim foi de um valor incalculável.

Dário Miranda

Enfermeiro
Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora (ULSM)
Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária

O curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública deu-me alicerces para uma visão integradora da Gestão e Planeamento em Saúde, essenciais para o meu projeto profissional, além de uma construção pessoal focada na superação, um valor com que me identifico. O corpo docente especializado e próximo deu-me oportunidades de aprendizagem, com um profundo respeito pelos meus ideais e competências. A conjugação da componente prática com as aulas teóricas constitui uma mais-valia, particularmente para quem, como eu, já tem experiência de trabalho e prefere integrar os conhecimentos que vai assimilando nas competências já adquiridas. A realização deste curso permitiu-me, com efeito, alargar o meu portefólio de habilitações, não só técnicas, como humanas, o que entendo ser o maior benefício passível de ser retirado de qualquer formação. É por isso um contexto que me acompanhará sempre.

 

Mariana Guimarães

Enfermeira
ULSM - Hospital Pedro Hispano Matosinhos
Licenciatura em Enfermagem e Mestrado em Enfermagem

A Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa do Porto foi durante os 4 anos da licenciatura uma casa cheia de conhecimento científico e de amizade.

A UCP foi fundamental para que pudesse adquirir e desenvolver competências de conhecimento científico, de forma, a conseguir aplicá-las na prática clínica, com uma visão mais holística, cada doente/cliente, família e sociedade.  O ambiente entre Professores /alunos foi e é fundamental para a nossa aprendizagem. Por um lado, a exigência em cada cadeira, em cada estágio realizado ao longo dos 4 anos e agora no Mestrado em Enfermagem. Por outro lado, a possibilidade de podermos olhar para a Enfermagem enquanto ciência permitiu-me identificar um corpo de conhecimentos cruciais para a comunidade científica e para a sociedade, dignificando a Profissão de Enfermagem, como ciência e uma arte, diferenciadora no cuidar.

  • Escolhi os Turnos, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos.
  • Escolhi estar presente na dor, porque já estive muito perto do sofrimento.
  • Escolhi servir ao próximo, porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.
  • Escolhi o branco, porque quero transmitir paz.
  • Escolhi estudar métodos de trabalho, porque os livros são fonte saber.
  • Escolhi ser Enfermeira, porque amo e respeito a vida! Florence Nightingale.

A realização do Mestrado em Enfermagem representa um caminho de crescimento pessoal, profissional e científico. Permite que as nossas intervenções de Enfermagem possam ser diferenciadoras junto dos nossos doentes/clientes, podendo assim promover uma melhor qualidade de vida aos nossos clientes, em todos os seus processos de transição saúde/doença, ao longo de todo o ciclo da vida. 

Miguel Pereira

Enfermeiro
Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora (ULSM)
Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária

A escolha pelo curso de mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública prendeu-se pela necessidade de aquisição de ferramentas que me permitissem desenvolver  um projeto profissional de intervenção comunitária. Beneficiando da excelente qualidade do corpo académico e da relação de proximidade estabelecida com os alunos, foi muito mais fácil atingir esse objetivo. Após a conclusão do curso consegui estruturar e dar visibilidade ao meu projeto profissional! A Universidade Católica Portuguesa - Porto será sempre a minha casa! Obrigado. 

Paulo Jorge da Costa Freitas

Enfermeiro Graduado no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia - Espinho, EPE e Enfermeiro Supervisor na Linha SNS24
Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediática

Estudar na Universidade Católica é um desafio permanente à excelência formativa, profissional e, acima de tudo, pessoal. É simultaneamente o compromisso com a excelência, mas também a beleza da excelência do compromisso.

Contacts

Admissions

E-mail: candidaturas@porto.ucp.pt

Phone: 939 450 000/12

 

Universidade Católica Portuguesa – Campus Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal